Solicitação foi encaminhada a Alexandre de Moraes após declarações sobre articulações nos Estados Unidos
Letícia Sales Publicado em 06/04/2026, às 14h25
O vice-líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, protocolou nesta segunda-feira (6) um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a extradição do ex-deputado Eduardo Bolsonaro e sua inclusão na lista vermelha da Interpol.
O documento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes e tem como base declarações atribuídas a Eduardo, nas quais ele indicaria atuação junto a autoridades dos Estados Unidos contra integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na petição, Lindbergh afirma que as falas do ex-parlamentar extrapolam o campo da crítica política. “A gravidade da declaração é manifesta, uma vez que o réu não formula mera crítica política, nem se limita a reproduzir opinião genérica sobre o processo eleitoral. O que anuncia é a continuidade de uma estratégia de pressão estrangeira sobre autoridades brasileiras, agora voltada explicitamente contra a Justiça Eleitoral em pleno ano de eleição presidencial”, diz o texto.
O deputado também argumenta que a permanência de Eduardo no exterior pode representar risco à condução do processo judicial. “A permanência do acusado no exterior, somada à reafirmação pública da utilização do exterior como base de operação política contra tribunais brasileiros, reforça o risco de continuidade da conduta e de comprometimento da plena efetividade da jurisdição penal”, escreveu.
Eduardo Bolsonaro é citado como réu em investigações relacionadas à chamada trama golpista, que apura possíveis tentativas de coação e ataques às instituições democráticas.
O pedido agora será analisado pelo STF, que deverá decidir sobre as medidas solicitadas pelo parlamentar.