INVESTIGAÇÃO

Caso Silvio Almeida: Anielle Franco presta depoimento nesta quarta-feira (2)

Investigação concentra-se na possível caracterização do delito como importunação sexual

Caso Silvio Almeida: Anielle Franco presta depoimento nesta quarta-feira (2) - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Tânia Rêgo

William Oliveira Publicado em 01/10/2024, às 12h40

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, deverá prestar depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (2) em relação a alegações de assédio sexual envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Segundo informações obtidas, a investigação concentra-se na possível caracterização do delito como importunação sexual.

Segundo fontes próximas à ministra, Anielle havia confidenciado a conhecidos que teria sido alvo de condutas inadequadas por parte de Almeida. A PF formalizou a abertura do inquérito no início de setembro para apurar os acontecimentos relatados.

A decisão de autorizar a instauração do inquérito, sob relatoria do Supremo Tribunal Federal (STF), foi tomada pelo ministro André Mendonça, que considerou que o caso exigia supervisão da Suprema Corte, atendendo ao pedido da PF e com a aprovação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Silvio Almeida foi exonerado no dia 6 de setembro, apenas um dia após as denúncias serem divulgadas pela ONG Me Too Brasil. Em sua defesa, o ex-ministro refuta as acusações e alega ser vítima de perseguição.

importunação sexual STF denúncias Procuradoria-Geral da República PERSEGUIÇÃO Assédio Polícia Federal inquérito Anielle Franco Silvio Almeida Me Too Brasil André Mendonça

Leia também