O país ainda emitiu 2,3 bilhões de toneladas desses gases
Gabriela Thier Publicado em 07/11/2024, às 19h34
O Brasil registrou uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa em 2023, conforme apontado pelo relatório do Observatório do Clima divulgado nesta quinta-feira (7). De acordo com os dados, as emissões de gás carbônico equivalente (GtCO2e) caíram 12% em comparação ao ano anterior. Em termos absolutos, o país emitiu 2,3 bilhões de toneladas desses gases, enquanto em 2022 o total foi de 2,6 bilhões de toneladas.
Esse declínio representa a maior diminuição percentual observada desde 2009, quando as emissões atingiram o nível mais baixo da série histórica iniciada em 1990, com 1,77 bilhão de GtCO2e. O principal fator para essa queda foi a redução do desmatamento na Amazônia, onde as emissões relacionadas a essa atividade diminuíram 37%, passando de 1,074 bilhão para 687 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente.
No entanto, o estudo do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) revela que, apesar dos avanços na Amazônia, outros biomas brasileiros enfrentaram um aumento nas emissões devido ao desmatamento e à queima de biomassa. No Cerrado, as emissões cresceram 23%, na Caatinga 11%, na Mata Atlântica 4% e no Pantanal houve um preocupante aumento de 86%. Por outro lado, o Pampa apresentou uma redução de 15% nas emissões, embora esse bioma contribua com apenas 1% do total nacional.