Equipe médica alerta para gravidade da infecção e diz que recuperação dependerá da resposta ao tratamento
Erika Osti Publicado em 13/03/2026, às 19h07
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado nesta sexta-feira (13) na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar um quadro grave de broncopneumonia bacteriana bilateral. Segundo os médicos responsáveis pelo atendimento, a infecção pulmonar atingiu áreas extensas dos dois pulmões e exige monitoramento contínuo. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses no Complexo Penitenciário da Papuda por tentativa de golpe de Estado.
De acordo com o boletim médico, o ex-presidente chegou ao hospital depois de passar mal durante a madrugada na unidade prisional conhecida como Papudinha. Ele apresentou febre alta, queda na saturação de oxigênio, sudorese intensa e calafrios. O atendimento inicial foi feito por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que o levaram ao hospital por volta das 9h da manhã. Exames laboratoriais e de imagem confirmaram a infecção pulmonar.
A broncopneumonia bacteriana bilateral é um tipo de pneumonia que afeta diferentes áreas dos pulmões e compromete as trocas de oxigênio no organismo. Em idosos, a doença costuma ser considerada mais preocupante porque pode evoluir rapidamente para complicações, como infecção generalizada. Segundo os médicos, no caso de Bolsonaro a inflamação está mais acentuada no pulmão esquerdo, embora ambos estejam comprometidos.
O cardiologista Brasil Caiado, que acompanha o ex-presidente, afirmou que a extensão da pneumonia é maior do que em episódios anteriores enfrentados por Bolsonaro. O médico explicou que exames apontaram aumento significativo de um marcador de infecção grave no sangue, o que reforçou a necessidade de tratamento intensivo. O ex-presidente recebe antibióticos por via intravenosa e suporte clínico não invasivo enquanto permanece sob observação constante.
Ainda segundo a equipe médica, não há previsão de alta hospitalar. O tempo de recuperação dependerá da resposta do organismo ao tratamento. Bolsonaro já teve episódios anteriores de pneumonia e possui histórico de problemas gastrointestinais, o que pode favorecer episódios de broncoaspiração, quando conteúdo do estômago atinge as vias respiratórias e provoca infecção.
Após visitar o pai no hospital, o senador Flávio Bolsonaro afirmou que o ex-presidente está consciente, porém abatido. Ele disse que a quantidade de líquido nos pulmões desta vez foi maior do que em outras internações e voltou a defender que a Justiça conceda prisão domiciliar por razões humanitárias.
No campo jurídico, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a presença da esposa Michelle Bolsonaro e de familiares durante a internação. A decisão também determinou esquema de segurança permanente no hospital, com policiais militares de prontidão.
O magistrado proibiu a entrada de celulares, computadores ou outros dispositivos eletrônicos no quarto onde o ex-presidente está internado, permitindo apenas equipamentos médicos necessários ao tratamento.
Bolsonaro cumpre pena após ter sido condenado pela Justiça por participação em uma tentativa de ruptura institucional no país. A sentença determinou 27 anos e três meses de prisão por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado e outros atos considerados contra o regime democrático. As decisões foram confirmadas no âmbito do Supremo Tribunal Federal, que também manteve a prisão do ex-presidente nas últimas semanas.
O relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, argumentou que a medida é necessária diante da gravidade das acusações e do risco de descumprimento de medidas judiciais, citando inclusive a violação das regras do uso de tornozeleira eletrônica quando Bolsonaro estava em regime domiciliar.
“O hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro deu entrada nesta unidade após apresentar quadro de febre alta, queda da saturação de oxigênio, sudorese e calafrios. Foi submetido a exames de imagens e laboratoriais que confirmaram broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa. No momento encontra-se internado em unidade de terapia intensiva, em tratamento com antibioticoterapia venosa e suporte clínico não invasivo.
Dr. Brasil Caiado – Médico Cardiologista
Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior – Coordenador da UTI Geral
Dr. Allisson B. Barcelos Borges – Diretor Geral”