Crise Diplomática

Após Ortega expulsar embaixador brasileiro, Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua como resposta

Decisão foi tomada nesta manhã após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Após a expulsão de embaixador brasileiro da Nicarágua, Lula decide expulsar a embaixadora como resposta - Imagem: Reprodução / X / @agusantonetti

William Oliveira Publicado em 08/08/2024, às 13h43

Nesta quinta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por expulsar a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patricia Castro Matu. A confirmação foi realizada após uma reunião entre Lula e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A decisão foi tomada após o Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmar que o embaixador do Brasil na Nicarágua, Breno Souza da Costa, foi expulso do país na noite da última quarta-feira (7), a pedido do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.

Segundo o MRE, Ortega teria se sentido desprestigiado pelo governo brasileiro, após o representante não ter comparecido à celebração dos 45 anos da Revolução Sandinista, que ocorreu em Manágua no dia 19 de julho.

Relação conturbada

A relação entre Lula e Ortega já estava se deteriorando desde o final de junho do ano passado, após o Papa Francisco pedir a Lula a liberdade do bispo católico Rolando Álvarez e dos padres sequestrados na Nicarágua.

“Conversei com o papa e ele me pediu que conversasse com Ortega sobre o bispo”, contou Lula em entrevista

Segundo Lula, o presidente da Nicarágua ignorou suas tentativas de contato para solicitar a liberdade dos católicos.

“O dado concreto é que Ortega não me atendeu ao telefone, não quis falar comigo.”, disse Lula
brasil MRE Luiz Inácio Lula da Silva Nicarágua daniel ortega Mauro Vieira Breno Souza da Costa Fulvia Patricia Castro Matu

Leia também