A 15ª edição da Virada Sustentável promove debates e experiências sobre mudanças climáticas e consumo consciente em São Paulo
William Oliveira Publicado em 18/09/2025, às 13h19
A cidade de São Paulo celebra até este domingo (21) a Virada Sustentável 2025, o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Nesta 15ª edição, o evento promove experiências criativas e reflexões sobre temas como mudanças climáticas, consumo consciente, biodiversidade, mobilidade urbana e justiça climática.
O festival ocorre em um momento especial, em meio aos preparativos para a COP30, que será realizada em Belém (PA), reforçando a proposta de descentralização e acesso gratuito à cultura e à informação.
A programação envolve diversos locais da cidade, com destaque para o Centro Cultural São Paulo (CCSP), que recebe shows, exposições, instalações artísticas e debates sobre sustentabilidade. Entre as atrações musicais estão Mariana Aydar, influenciada pelo forró e música brasileira contemporânea, e Thiago Ramil, indicado ao Grammy Latino, que apresentará seu álbum Gosto ao lado de Dona Conceição.
No CCSP, o Fórum Virada Sustentável promove palestras e debates sobre cidades, sociedade e economia, com participação de especialistas como Maria Beatriz Nogueira (ONU/Acnur), Rodrigo Perpétuo (ICLEI América do Sul), Kamila Camilo (Instituto Oya), Rafael Ferraz (British Council Brasil) e Luciana Lanna (OAB-SP).
O festival celebra ainda os 50 anos do hip hop, com apresentações de RAPadura Xique-Chico, Lirys e DJ Daniel Tamenpi, além de intervenções urbanas de Lixomania, Oxil e SpParis, discutindo consumo e resíduos.
A pauta indígena é destaque: no MASP, artistas da etnia Fulni-ô se apresentam; na Aldeia Pindomirim, na Terra Indígena Jaraguá, ocorre a exposição Ruínas da Floresta, do fotógrafo Rafael Vilela, premiado pelo POY-Latam 2025. Na Casa das Rosas, haverá feira de brechós, exposições e roda de conversa com ativistas indígenas.
Outros destaques incluem uma escultura inflável de capivara de quatro metros, de Eduardo Baum, na ciclovia do Rio Pinheiros, simbolizando o papel desses animais no equilíbrio ambiental, e um mural de Mundano na Rua Jaceguai, feito com tintas de cinzas da floresta queimadas na aldeia Anambé e argilas de Belém, em homenagem a catadores de materiais recicláveis.
O evento se estende para CEUs, Sesc, parques e outros espaços públicos em toda a cidade. A programação completa está disponível no site oficial: viradasustentavel.org.br