Eleições 2024

Último dia do horário eleitoral obrigatório do 1º turno acaba nesta quinta-feira (3)

Em caso de um segundo turno, horário eleitoral voltará a ser exibido na próxima semana

Último dia do horário eleitoral obrigatório do 1º turno acaba nesta quinta-feira (3) - Imagem: Divulgação / Agência Senado / Lindomar Cruz

William Oliveira Publicado em 03/10/2024, às 09h48

A exibição do último episódio do programa de propaganda eleitoral obrigatória, antes do primeiro turno das eleições municipais deste ano, está programada para ser transmitida nesta quinta-feira (3). Caso um segundo turno aconteça, a programação retornará na próxima sexta-feira (11), com uma nova distribuição de horários para os candidatos.

Desde o dia 30 de agosto, os candidatos a prefeito e vereador têm utilizado esse espaço para divulgar suas propostas e se apresentar ao eleitorado. O programa é veiculado em duas inserções diárias no rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, e na televisão, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Na capital paulista, a distribuição do tempo de propaganda no primeiro turno foi desigual entre os concorrentes. O atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), obteve a maior parte do tempo disponível, totalizando 6 minutos e 30 segundos.

Entretanto, Guilherme Boulos (PSol), que disputa a liderança nas pesquisas com Nunes, recebeu 2 minutos e 22 segundos. Já Pablo Marçal (PRTB), que está tecnicamente empatado com Boulos nas intenções de voto, não teve acesso à propaganda em rádio e TV. Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) receberam, respectivamente, 30 e 35 segundos cada um.

Propaganda eleitoral no 2º turno

Com a possibilidade de um segundo turno, a propaganda eleitoral será retomada entre os dias 11 e 25 de outubro, com uma nova configuração na distribuição do tempo. Diferentemente do primeiro turno, onde o tempo é alocado conforme o desempenho dos partidos nas eleições de 2022, no segundo turno ele será igualmente dividido entre os dois candidatos que permanecem na disputa.

Caso avance para o segundo turno, Ricardo Nunes verá seu tempo na TV reduzido em 1 minuto e 32 segundos. Por outro lado, seus adversários terão vantagens: Guilherme Boulos ganharia um acréscimo de 2 minutos e 38 segundos no tempo de televisão, enquanto Pablo Marçal passaria a ter acesso ao espaço na TV.

eleições Tempo PROPOSTAS PROPAGANDA ELEITORAL RICARDO NUNES SEGUNDO TURNO PRIMEIRO TURNO José Luiz Datena PABLO MARÇAL Guilherme Boulos Tabata Amaral Rádio desigual

Leia também