Instabilidade climática persiste enquanto Estado aciona gabinete de emergência e intensifica monitoramento
Lívia Gennari Publicado em 23/02/2026, às 19h28
A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (23), mais duas mortes relacionadas aos temporais que atingem o território paulista desde o início da Operação SP Sempre Alerta – Chuvas, em 1º de dezembro de 2025. As ocorrências, registradas em Pirassununga e Natividade da Serra, elevaram para 19 o total de vítimas fatais.
A morte mais recente, em Natividade da Serra, no Vale do Paraíba Paulista, foi confirmada após o encerramento das buscas por um idoso desaparecido desde o desabamento de sua casa, atingida pelo excesso de água. Equipes de resgate localizaram o corpo na área afetada. Dias antes, em Pirassununga, uma criança de 11 meses perdeu a vida durante uma forte tempestade acompanhada de ventos intensos.
Diante do agravamento do cenário, o governo estadual instalou nesta segunda, o Gabinete de Crise da operação no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), de onde é feita a coordenação em tempo real das ocorrências e do envio de apoio humanitário a municípios atingidos. A estrutura reúne diferentes órgãos para acelerar respostas e reforçar o suporte logístico às prefeituras.
Números revelam sinais de alerta
O avanço das chuvas vem provocando impacto em diversas regiões do Estado. Em Ubatuba, um dos municípios mais castigados no último fim de semana, deslizamentos, enxurradas e quedas de árvores afetaram 400 moradias e danificaram quatro escolas, deixando 120 pessoas fora de casa. Situação semelhante ocorreu em Peruíbe, onde cem moradores foram desalojados após alagamentos e deslizamentos de terra.
Outras cidades também registraram transtornos: Mongaguá enfrentou extravasamento de rios e pontos de inundação; Guarujá teve quedas de árvores e rolamento de rochas; e Ilhabela contabilizou danos na rede elétrica após a queda de uma barreira, deixando 171 residências sem energia. Em São João da Boa Vista, o transbordamento do Córrego São João provocou alagamentos em vias centrais, enquanto Bauru registrou pontos de inundação isolados.
A Defesa Civil reforça orientações para que moradores de áreas de risco permaneçam atentos a sinais de instabilidade, como rachaduras, inclinação de árvores e ruídos incomuns no solo. Técnicos do órgão seguem mobilizados para apoiar evacuações preventivas e orientar prefeituras quanto às medidas de segurança.
A previsão indica a continuidade de áreas de instabilidade sobre o Estado nos próximos dias. Com solo encharcado e risco de novos deslizamentos, autoridades afirmam que o monitoramento seguirá intensificado e pedem que a população acompanhe os alertas oficiais.