Problema em rede da Sabesp afetou institutos, restaurante universitário e moradia estudantil na Cidade Universitária
Letícia Sales Publicado em 16/03/2026, às 10h21
Parte do campus da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária, ficou ao menos três dias sem abastecimento de água após o rompimento de uma tubulação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O problema teria ocorrido na sexta-feira (13), segundo informações da administração do campus.
O desabastecimento afetou diferentes áreas da universidade, incluindo institutos de ensino, um dos restaurantes universitários e o Conjunto Residencial da USP (Crusp), onde vivem estudantes de graduação e pós-graduação.
Moradores da residência estudantil afirmam, no entanto, que a falta de água começou ainda na quinta-feira (12). De acordo com a Associação de Moradores do Crusp (Amorcrusp), cerca de 1.500 estudantes foram impactados pela interrupção do serviço.
Diante da situação, um caminhão-pipa só foi disponibilizado no domingo (15), após dias de reclamações dos moradores. A escassez também afetou o funcionamento de algumas unidades acadêmicas.
Na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), por exemplo, as aulas do período da manhã desta segunda-feira (16) foram canceladas devido à impossibilidade de utilização adequada das instalações.
Segundo a Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), a tubulação danificada é responsável por abastecer o eixo da Avenida da Universidade e da Avenida Professor Luciano Gualberto, duas das principais vias internas da universidade.
Em nota, a prefeitura do campus informou que não possui autonomia para realizar o reparo da rede e que a solução depende da atuação da Sabesp, responsável pelo sistema de abastecimento. Até a normalização completa do serviço, a universidade segue monitorando a situação e adotando medidas emergenciais para reduzir os impactos na rotina acadêmica.