A Estação Ipiranga, inaugurada em 1886, será reformada para se integrar à Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, ampliando sua funcionalidade
William Oliveira Publicado em 04/04/2025, às 11h42
A Estação Ipiranga, inaugurada em 1886 junto com a construção do Museu do Ipiranga, passará por uma ampla reestruturação para se integrar à expansão da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo.
Atualmente, a estação atende apenas a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com as novas obras, a Ipiranga se transformará em um importante hub de transporte, conectando as duas linhas. Para viabilizar essa integração, será necessário demolir parte da estrutura atual e realizar perfurações no solo para a instalação de novas vigas de sustentação.
O projeto inclui ainda um novo acesso pela Avenida Presidente Wilson, além da instalação de seis elevadores, 12 escadas rolantes e portas de plataforma. Um paraciclo também será construído para incentivar a mobilidade sustentável na região.
A Linha 15-Prata atualmente possui 14,6 km de extensão, ligando Vila Prudente ao Jardim Colonial. Com a ampliação, passará a ter 19,1 km, conectando-se às estações Ipiranga e Jacu Pêssego.
Histórica, a Estação Ipiranga foi originalmente criada para facilitar o transporte de materiais usados na construção do Museu do Ipiranga. Foi uma das primeiras do país a operar com bonde a vapor e tração animal e, depois, serviu como terminal das primeiras linhas de bonde elétrico, que impulsionaram a industrialização de São Paulo.
Vale lembrar que essa modernização já havia sido anunciada em 2005, durante o governo José Serra (PSDB), mas nunca saiu do papel. Agora, com novo impulso, a expectativa é que a estação finalmente cumpra seu papel como ponto estratégico de integração viária.