Eleições 2024

Cerca de 30 municípios do estado irão para o segundo turno, diz o TRE

Embu das Artes e Sumaré atingiram o número necessário para que seja feito o segundo turno na cidade

Cerca de 30 municípios do estado irão para o segundo turno, diz o TRE - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 11/06/2024, às 12h07

Após um levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), foi constatado que as cidades de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, e Sumaré,que fica no interior do estado, ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores registrados. Dado essa informação, possivelmente as regiões poderão ter segundo turno durante as eleições municipais deste ano.

O TRE também divulgou que pode haver alterações neste número até que sejam registrados os dados finais de eleitores aptos para votar neste ano.

Vale ressaltar que durante as eleições de 2020, as mesmas duas cidades estavam próximas ao número mínimo de eleitores. 

Embu das Artes era composto por 189.289 eleitores, no último mês de maio, mês do fechamento do cadastro eleitoral, chegou a marca de 207.471. Sumaré tinha um total de 189.410 eleitores e agora registra 203.238, de acordo com o portal do portal Metrópoles.

Além das duas cidades já citadas, São Paulo conta com mais de 20 municípios capazes de voltarem às urnas para um segundo turno.

Sendo elas: Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Carapicuíba, Barueri, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Franca, Taubaté, Guarujá, Suzano, Limeira, Taboão da Serra, e claro, Embu das Artes e Sumaré, e também a capital do estado.

Ainda com informações do levantamento, o município de São Carlos, localizado no centro de São Paulo, apenas não entrou para este grupo, porque faltaram cerca de  2.500 pessoas para que a cidade registrasse o número necessário normalmente para que esteja apta a realização de um segundo turno.

Até mesmo foi realizada uma ação para que acontecesse a mobilização dos jovens, porém sem sucesso.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS São Paulo eleições 2024 Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

Leia também