Comparando com 2019, o aumento nas interrupções chega a 60%
Gabriela Thier Publicado em 05/11/2025, às 17h40
Recentemente, dados divulgados pela Agência Reguladora de Energia Elétrica (Aneel) revelaram que as interrupções no fornecimento de energia elétrica sob a administração da Enel São Paulo aumentaram 25,5% em um ano. Em 2024, foram registradas 357.383 ocorrências, o que representa uma média de 976 interrupções por dia. No ano anterior, o número total havia sido de 284.706 casos.
Ao comparar esses números com os do primeiro ano completo da gestão da Enel SP, em 2019, observa-se um aumento alarmante de 60% nas interrupções.
Por outro lado, a empresa conseguiu reduzir o tempo médio de atendimento a clientes durante situações de emergência. Este tempo passou de quase 14 horas em 2023 para cerca de 10 horas no ano passado.
A Enel SP está enfrentando um processo que pode culminar na suspensão forçada da concessão antes do término do contrato, que está previsto para 2028. O diretor da Aneel, Gentil Nogueira de Sá Júnior, solicitou uma prorrogação do período destinado à análise das falhas da concessionária.
Inicialmente, o monitoramento deveria durar 90 dias. Contudo, agora se propõe um acompanhamento mais extenso para avaliar como a Enel SP gerencia suas operações durante períodos críticos de chuvas intensas.
Após esse acompanhamento, a Aneel poderá recomendar a suspensão da concessão; no entanto, a decisão final caberá ao Ministério de Minas e Energia.
A Enel SP é responsável pela distribuição de energia elétrica para aproximadamente 8 milhões de habitantes na cidade de São Paulo e em outras 23 localidades da Região Metropolitana.
A ineficiência no restabelecimento do fornecimento elétrico após eventos climáticos nos anos de 2023 e 2024 resultou na aplicação de multas que ultrapassam R$ 300 milhões à Enel SP pela Aneel.
Em resposta às críticas e preocupações levantadas, a Enel SP divulgou uma nota oficial afirmando que cumpriu rigorosamente o plano de recuperação apresentado à Aneel e que está comprometida com uma trajetória contínua de melhorias. A empresa enfatiza que, apesar do aumento no número de interrupções, houve progresso significativo na redução do tempo médio para atendimento emergencial.
A nota da Enel afirma: "A Enel Distribuição São Paulo implementou todas as ações propostas e cumpriu integralmente com o Plano de Recuperação apresentado à Aneel. A companhia manteve ao longo do ano trajetória contínua de melhoria, demonstrando que todas as ações são estruturais e permanentes."
A distribuidora também mencionou investimentos recordes destinados à expansão e modernização da rede elétrica, além de ter reforçado seu plano operacional para mitigar impactos decorrentes dos eventos climáticos em sua área de concessão. A empresa reafirma seu compromisso com os clientes e assegura que continuará trabalhando para aprimorar os serviços prestados.