DENGUE

Alta nos preços de repelentes na capital paulista; entenda cenário

Preços dos repelentes sobem 3,37% na capital, segundo levantamento do Procon-SP

Alta nos casos de dengue é principal motivo - Imagem: Reprodução / Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 07/06/2024, às 10h45

Os preços dos repelentes de insetos na capital paulista subiram 3,37%, de acordo com o último levantamento semanal realizado pelo Procon-SP. O estudo, conduzido na última quarta-feira (29), constatou que o preço médio do produto passou de R$22,91 para R$23,68, representando um aumento considerável para os consumidores.

O levantamento comparou preços em grandes drogarias e supermercados através de sites de referência na capital, focando em nove tipos de repelentes, incluindo loção, spray líquido e elétrico líquido, de duas marcas diferentes. Os resultados destacam não apenas o aumento de preço, mas também uma maior disponibilidade de produtos, o que pode indicar uma normalização dos estoques em breve.

Esse aumento nos preços pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a grande demanda por conta da alta nos casos de dengue. No entanto, a perspectiva de que os estoques se estabilizem pode trazer esperança de uma eventual redução nos preços nos próximos meses.

O Procon-SP realiza esses levantamentos de preços médios desde dezembro do ano passado, com uma frequência semanal a partir de fevereiro deste ano. O objetivo principal é fornecer ao consumidor referências confiáveis para auxiliar na decisão de compra e destacar a importância da pesquisa de preços, especialmente em tempos de surtos de doenças transmitidas por mosquitos.

A dengue (uma preocupação crescente não somente no estado, mas em todo o país) reforça a necessidade de medidas preventivas, como o uso de repelentes. Por isso, o Procon-SP também recomenda que os consumidores fiquem atentos ao escolher um produto, verificando o rótulo para garantir o registro da Anvisa, possíveis restrições de idade e outras informações relevantes.

Dengue Anvisa São Paulo repelente

Leia também