Kiev

Ucrânia ataca ponte em kursk com foguetes ocidentais, revela Rússia

O ataque resultou na morte de voluntários que tentavam evacuar civis da área ao redor do rio Seym

Ucrânia utilizou foguetes ocidentais, possivelmente os HIMARS de fabricação norte-americana, para destruir uma ponte sobre o rio Seym. - Imagem: Reprodução | X (Twitter) - @AFPnews

Marina Milani Publicado em 17/08/2024, às 15h36

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que a Ucrânia utilizou foguetes ocidentais, possivelmente os HIMARS de fabricação norte-americana, para destruir uma ponte sobre o rio Seym, na região de Kursk. O ataque resultou na morte de voluntários que tentavam evacuar civis da área.

"Pela primeira vez, a região de Kursk foi atingida por lançadores de foguetes de fabricação ocidental, provavelmente HIMARS americanos", afirmou Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, na noite de sexta-feira (16), em uma mensagem no aplicativo Telegram. "Como resultado do ataque à ponte sobre o Rio Seym, no distrito de Glushkovo, ela foi completamente destruída, e voluntários que estavam ajudando a população civil evacuada foram mortos."

O chefe do exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, declarou na sexta-feira (16) que as forças de Kiev estavam avançando entre 1 e 3 quilômetros em algumas áreas da região de Kursk, 11 dias após o início de uma incursão na Rússia. Kiev afirma ter assumido o controle de 82 assentamentos em uma área de 1.150 quilômetros quadrados desde o dia 6 de agosto.

 No entanto, a Rússia acusou o Ocidente de apoiar e encorajar a primeira ofensiva terrestre da Ucrânia em território russo e afirmou que a "invasão terrorista" de Kiev não mudará o curso da guerra.

Os Estados Unidos, que declararam que não podem permitir que o presidente russo Vladimir Putin vença a guerra iniciada em fevereiro de 2022, até agora consideram a incursão surpresa um movimento de proteção que justifica o uso de armamento dos EUA, segundo autoridades em Washington.

PUTIN eua UCRANIA RUSSIA KIEV seym

Leia também