Bolívia

Militar que liderou tentativa golpe na Bolívia tinha histórico de falas anti-democráticas

Ex-presidente boliviano alertou sobre Zúñiga um dia antes da tentativa de golpe

Ex-presidente boliviano alertou sobre Zúñiga um dia antes da tentativa de golpe - Imagem: Reprodução / X / @SputnikInt

Gabriela Thier Publicado em 27/06/2024, às 18h05

Responsável por liderar a tropa do exército boliviano que tentou aplicar golpe contra o presidente Luis Arce na tarde da última quarta-feira (26), Juan José Zúñiga, ex-comandante do exército foi preso logo após o golpe fracassado e acusou o presidente de ter planejado o golpe para ganhar popularidade.

Quem é Zúñiga?

Com um histórico de controvérsias desde o início de sua carreira como Comandante Geral do Exército Boliviano em 2022, Zúñiga já havia declarado que o ex-presidente Evo Morales “não poderia mais ser presidente do país” o acusando de “pisotear a constituição”.

Evo já havia identificado o ex-comandante e já havia alertado sobre o militar em uma publicação nas redes sociais na última terça-feira (25): “O tipo de ameaças feitas pelo Comandante Geral do Exército, Juan José Zúñiga, nunca ocorreu em democracia. Se não forem desmentidos pelo Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, Ministro da Defesa, Presidente e Capitão General das Forças Armadas, ficará provado que o que estão realmente a organizar é um autogolpe. A nossa democracia está cada vez mais em perigo.”

El tipo de amenazas hechas por el Comandante General del Ejército, Juan José Zúñiga, nunca se dieron en democracia. Si no son desautorizadas por el Comandante en Jefe de las Fuerzas Armadas, Ministro de Defensa, Presidente y Capitán General de las Fuerzas Armadas, se comprobará… pic.twitter.com/WPCOX5ExyO

— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) June 25, 2024
golpe MILITARES Bolívia

Leia também