GRÉCIA

Duas pessoas morrem durante incêndios florestais na Grécia

Corpos foram encontrados carbonizados e necessitam de exames laboratoriais para identificação

Duas pessoas morrem durante incêndios florestais na Grécia - Imagem: Reprodução / Freepik

William Oliveira Publicado em 30/09/2024, às 10h06

Na manhã de segunda-feira (30), as autoridades gregas confirmaram a morte de duas pessoas, vítimas de um incêndio florestal que devastou uma área próxima a um resort no sul da Grécia. Até o momento, meia dúzia de vilarejos foi evacuado.

De acordo com as informações fornecidas pela porta-voz da polícia grega, Constantina Dimoglidou, os corpos foram encontrados carbonizados, necessitando de exames laboratoriais para identificação. As vítimas eram moradores locais que haviam sido dados como desaparecidos na noite de domingo (29).

Segundo o corpo de bombeiros, cerca de 350 profissionais e oito aeronaves foram mobilizados para combater as chamas, que se alastraram rapidamente devido aos fortes ventos na região de Xylokastro, no Peloponeso. Graças aos esforços coordenados, o incêndio foi amplamente controlado.

O Ministério da Proteção ao Cidadão da Grécia informou que uma investigação foi iniciada pelo corpo de bombeiros para determinar as causas do incêndio. Até o momento, não há relatos de residências destruídas nas áreas afetadas, situadas a cerca de 150 quilômetros a sudoeste de Atenas.

Os incêndios florestais têm sido uma constante no verão grego, assim como em outros países do sul da Europa. Neste ano, a Grécia enfrentou o verão mais quente já registrado, após um inverno igualmente anômalo, caracterizado por temperaturas elevadas e escassez de chuvas, resultando em condições propícias para a propagação do fogo.

Nos últimos meses, as autoridades gregas lidaram com mais de 4.500 focos de incêndio florestal, evidenciando a gravidade da situação climática na região.

Incêndio florestal Grécia Atenas Constantina Dimoglidou

Leia também