Deputados do Irã apresentam condições para reativar acordo nuclear

Parlamentares iranianos estabeleceram seis condições para o renascimento do acordo nuclear iraniano de 2015 com potências globais em uma carta ao presidente

Deputados do Irã apresentam condições para reativar acordo nuclear -

Redação Publicado em 20/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h06

Parlamentares iranianos estabeleceram seis condições para o renascimento do acordo nuclear iraniano de 2015 com potências globais em uma carta ao presidente Ebrahim Raisi publicada neste domingo (20), informou a agência estatal Irna.

O parlamento não votou nas condições propostas e o líder supremo aiatolá Ali Khamenei, que conta com o apoio da linha-dura no comando do legislativo, tem a palavra final sobre a política nuclear do Irã e todos os outros assuntos de Estado.

“Temos que aprender uma lição com experiências passadas e colocar uma linha vermelha no interesse nacional ao não nos comprometermos com nenhum acordo sem antes obter as garantias necessárias”, explicam os parlamentares na carta.

A declaração surge em meio às etapas finais de negociação para reativar um acordo nuclear de 2015 de Viena, que pode levar a um acordo “muito em breve”, segundo um alto funcionário da União Europeia.

Tais condições colocadas pelos parlamentares em um momento crucial correm o risco de restringir o espaço de manobra dos negociadores iranianos em Viena e colocar em risco um acordo final.

.

.

.

G1

irã ACORDO NUCLEAR SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO DEPUTADOS DESTAQUE

Leia também