EUA

Biden considera permitir que a Ucrânia use mísseis de longo alcance contra a Rússia

Segundo o governo estadunidense, o Irã está fornecendo mísseis para o governo russo

Biden considera permitir que a Ucrânia use mísseis de longo alcance contra a Rússia - Imagem: Reprodução / BlueSky / @maks23.bsky.social

William Oliveira Publicado em 11/09/2024, às 09h02

Nesta terça-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou que está "trabalhando" para permitir que a Ucrânia possa utilizar mísseis de longo alcance fabricados nos EUA contra a Rússia. Segundo o governo norte-americano, o Irã está fornecendo mísseis para os russos.

A utilização de armas estrangeiras na guerra contra a Rússia é uma demanda do próprio governo ucraniano para obter uma vantagem no conflito. Anteriormente, em agosto, o presidente Volodymyr Zelensky alegou que só conseguiria barrar o avanço russo se aliados permitissem o uso de armas de longo alcance.

No momento, a grande maioria dos aliados da Ucrânia permitiu ao país utilizar armas estrangeiras, mas apenas para a defesa do próprio território. Caso essa condição mude, o Exército ucraniano poderá atacar a Rússia com armas fabricadas e cedidas por seus aliados.

Por outro lado, o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia pode utilizar armas nucleares em caso de ameaças contra a existência do país, considerando que o uso de armas de outros países pela Ucrânia representaria uma escalada no conflito.

Ainda nesta terça-feira, a Rússia anunciou que está perto de assinar um novo acordo bilateral com o Irã.

Estados Unidos irã VLADIMIR PUTIN Joe Biden Volodymyr Zelensky Rússia Ucrânia

Leia também