VENEZUELA

Argentina e Uruguai reconhecem a vitória de Edmundo González nas eleições venezuelanas

Decisão foi publicada horas depois, após o Secretário de Estado dos EUA reconhecer a vitória do opositor.

Argentina e Uruguai reconhecem a vitória de Edmundo González nas eleições venezuelanas - Imagem: Reprodução / Instagram / @egonzalezurrutia

William Oliveira Publicado em 02/08/2024, às 13h42

Nesta sexta-feira (2), a Argentina e o Uruguai se pronunciaram publicamente, reconhecendo o candidato Edmundo González como vitorioso das eleições venezuelanas. A decisão foi divulgada após o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, declarar que os EUA reconhecem o opositor como o verdadeiro vencedor das eleições.

A decisão do Governo argentino foi divulgada e confirmada por meio de uma publicação no X (Twitter) pela chanceler da Argentina, Diana Mondino, que confirmou a decisão em nome do presidente do país, Javier Milei.

"Todos podemos confirmar, sem espaço para dúvida, que o legítimo ganhador e presidente eleito é Edmundo González", afirmou a chanceler

Na mesma publicação, Mondino anexou um link da oposição do governo de Maduro, que contém dados de atas eleitorais que comprovam González como candidato eleito.

Logo em seguida à publicação da chanceler, o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Omar Paganini, também utilizou a rede social para fazer o mesmo.

"Em função das evidências esmagadoras, fica claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela. Esperamos que a vontade do povo venezuelano seja respeitada. 'A verdade é o caminho da paz'", escreveu o ministro

Após a decisão, a Argentina e o Uruguai ficam ao lado dos Estados Unidos e do Peru, que também não reconhecem a vitória controversa de Nicolás Maduro.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Maduro foi reeleito para o seu terceiro mandato com 51,2% dos votos, contra 44,2% para Edmundo González.

Venezuela Argentina Uruguai Nicolás Maduro eua PERU Antony Blinken Edmundo González

Leia também