Acidente fatal

Acidente aéreo fatal tira a vida do presidente iraniano Ebrahim Raisi

Líder iraniano sofre acidente fatal nesse domingo (19), em região montanhosa

Presidente tinha 63 anos de idade - Imagem: Reprodução / Instagram @abrahim.raisi_

Sabrina Oliveira Publicado em 20/05/2024, às 09h26

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos após a queda de um helicóptero no domingo (19), segundo confirmação do Ministério das Relações Exteriores iraniano. A aeronave, que enfrentou más condições climáticas, caiu em uma área montanhosa entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província de Azerbaijão Oriental, a cerca de 600 km de Teerã. Além de Raisi, o acidente também resultou na morte do chanceler Hossein Amirabdollahian. As buscas pelos destroços levaram cerca de 12 horas devido ao difícil acesso e ao mau tempo.

Raisi, eleito em 2021, era um protegido do aiatolá Ali Khamenei e tinha mandato até 2025. Sua morte desencadeia uma potencial disputa política intensa no Irã. O primeiro vice-presidente deve assumir temporariamente e convocar novas eleições dentro de 50 dias.

A carreira de Raisi foi marcada por controvérsias, incluindo sua participação nas "comissões da morte" na década de 1980, que levaram à execução de milhares de opositores. Mais recentemente, seu governo foi criticado pela repressão violenta aos protestos de 2022 após a morte de Mahsa Amini.

No cenário internacional, o Irã enfrentou tensões crescentes com Israel durante seu mandato. A morte de Raisi gerou reações globais, com líderes expressando condolências e lamentando a perda.

O Líbano declarou três dias de luto nacional, e líderes como Sergei Lavrov da Rússia e Narendra Modi da Índia expressaram suas condolências. 

Profundamente entristecido e chocado com o trágico falecimento do Dr. Seyed Ebrahim Raisi, Presidente da República Islâmica do Irã. A sua contribuição para o fortalecimento da relação bilateral Índia-Irã será sempre lembrada. Minhas mais sinceras condolências à sua família e ao povo do Irã. A Índia está ao lado do Irã neste momento de tristeza", afirmou Narendra. Confira post oficial abaixo:

Deeply saddened and shocked by the tragic demise of Dr. Seyed Ebrahim Raisi, President of the Islamic Republic of Iran. His contribution to strengthening India-Iran bilateral relationship will always be remembered. My heartfelt condolences to his family and the people of Iran.…

— Narendra Modi (@narendramodi) May 20, 2024

Veja vídeo do momento do resgate dos corpos que estavam no helicóptero:

🇮🇷 | RESCATE DE LOS CUERPOS

Momento en el que fueron rescatados los cuerpos de Ebrahim Raisi y de los otros pasajeros del helicóptero que se estrelló.

Los socorristas iraníes recuperaron este lunes por la mañana los cuerpos del presidente iraní, Ebrahim Raisi, y de los otros… pic.twitter.com/Kaafn0XQKH

— UHN PLUS (@UHN_Plus) May 20, 2024
Mundo irã presidente iraniano ebrahim raisi

Leia também