RACISMO

Vídeo mostra Vini Jr. chorando no campo após sofrer racismo; futuro no Real Madrid fica incerto

O episódio aconteceu durante partida no último domingo (21)

Vini Jr. sofre racismo, chora em campo e deixa futuro no Real Madrid em aberto - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 22/05/2023, às 08h44

Mais um episódio de racismo foi sofrido pelo jogador Vinícius Júnior durante o confronto entre Real Madrid e Valencia, no último domingo (21).

De acordo com informaçoes do Metrópoles, o jogador brasileiro foi hostilizado por torcedores do Valencia no estádio de Mestalla.

FUTEBOL: Vini Jr. chorando no campo enquanto é chamado de macaco pela torcida do Valência na partida da La Liga contra o Real Madrid, na Espanha. pic.twitter.com/Utjw8Qkqph

— Closer Brasil (@BrasilCloser) May 21, 2023

O atacante expressou sua indignação em um desabafo publicado em sua conta no Instagram, direcionado à La Liga.

O atleta destacou que sua expulsão foi um prêmio dado aos racistas e criticou duramente a competição. Pouco tempo depois, Vini Jr. compartilhou uma mensagem afirmando que o comportamento racista é normalizado dentro do campeonato, mas prometeu lutar incansavelmente contra os racistas.

"Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", escreveu.

Javier Tebas Medrano, presidente da La Liga e responsável pelo campeonato espanhol, criticou a publicação do jogador: "Já que os que deveriam te explicar o que é e o que a La Liga pode fazer nos casos de racismo, temos tentado explicar, mas você não compareceu a nenhuma das duas datas combinadas para isso que você mesmo solicitou. Antes de criticar e injuriar a La Liga, é necessário que se informe adequadamente. Não se deixe manipular e assegure-se de entender bem as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo juntos".

Ya que los que deberían no te explican qué es y qué puede hacer @LaLiga en los casos de racismo, hemos intentado explicártelo nosotros, pero no te has presentado a ninguna de las dos fechas acordadas que tú mismo solicitaste. Antes de criticar e injuriar a @LaLiga, es necesario… https://t.co/pLCIx1b6hS pic.twitter.com/eHvdd3vJcb

— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) May 21, 2023

Vinícius Jr. não demorou e respondeu ao posicionamento do presidente da La Liga de forma direta: "Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da La Liga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa… Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove".

Espanha REAL Madrid VINI JR Vinícius Jr presidente La Liga La liga racista presidente La Liga Vini Jr Vini Jr chorando Valencia racismo Vini Jr

Leia também