Vela, vôlei e judô disputam status de maiores medalhistas da história do Brasil nas Olimpíadas

Vela, judô e vôlei, de praia e de quadra, têm atletas brasileiros favoritos ao pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam dia 23 de julho. Isso vai

Vela, vôlei e judô disputam status de maiores medalhistas da história do Brasil nas Olimpíadas -

Redação Publicado em 21/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h40

A vela tem mais ouros e o judô mais medalhas; vôlei de quadra e praia brigam por fora, mas, somados, lideram os dois quesitos; atletismo quer entrar na disputa

Vela, judô e vôlei, de praia e de quadra, têm atletas brasileiros favoritos ao pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam dia 23 de julho. Isso vai colocar, novamente, esses esportes em uma sadia disputa para ver quais são os mais laureados da história do Brasil nos Jogos. O atletismo, que vai chegar com chances em Tóquio, briga por fora nessa disputa.

Neste momento, a vela tem mais ouros (são sete na história), o judô tem mais medalhas (22), mas se pegarmos o vôlei e somarmos quadra com praia, temos oito ouros e um total de 23.

QUADRO DOS ESPORTES

Esporte Ouro Prata Bronze Total
Vela 7 3 8 18
Atletismo 5 3 9 17
Vôlei de quadra 5 3 2 10
Judô 4 3 15 22
Vôlei de praia 3 7 3 13

Para as Olimpíadas de Tóquio, a vela é favorita a um título, com Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49erFX, e conta com pelo menos outras três chances, mas não tão concretas.

O vôlei de quadra chega com a seleção masculina como uma das principais favoritas, mas o time feminino vivendo uma renovação que ainda não apresentou bons resultados. Com certeza elas estão cotadas para a medalha, mas não são favoritas.

Na praia, Ágatha e Duda chegam como uma das maiores favoritas no feminino, enquanto as outras três parcerias chegam com boas chances, mas não são top 3 do ranking mundial.

O atletismo vive um curioso momento de ter pelo menos dez chances de medalha, mas nenhuma delas com favoritismo absoluto. Se sair com uma ou até duas medalhas de Tóquio já será um ótimo resultado.

Por fim, o judô não vive uma fase tão boa quanto nas últimas Olimpíadas (foram quatro pódios em 2012 e três em 2016), mas tem tudo para conquistar ao menos duas medalhas em Tóquio.

Ao que tudo indica, a disputa vai seguir ainda mais embolada. A vela deve continuar líder pela quantidade de ouros, mas vai conseguir alcançar o total de medalhas do judô. O vôlei de quadra pode, no máximo, empatar com a vela na liderança do quadro.

Guilherme Costa Brasil em Tóquio blog — Foto: Reprodução

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

olimpíadas internacional ESPORTE in

Leia também