Veja a agenda de competições dos atletas capixabas nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Os jogos olímpicos de Tóquio 2020 começam nesta quarta-feira, com a presença de nove atletas do Espírito Santo, disputando em seis modalidades. O ge e A

OLIMPIADAS -

Redação Publicado em 21/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h35

Os jogos olímpicos de Tóquio 2020 começam nesta quarta-feira, com a presença de nove atletas do Espírito Santo, disputando em seis modalidades. O ge e A Gazeta formularam uma agenda para a torcida acompanhar o desempenho dos capixabas Richarlison (futebol), Paulo André (atletismo), Geovanna Santos e Déborah Medrado (ginástica rítmica), Alexandra Nascimento e Vinícius Teixeira (handebol), Nacif Elias (judô) e Alison Cerutti e Bruno Schmidt (vôlei de praia) no maior evento esportivo do planeta.

Atletismo (masculino)

Paulo André Camilo atletismo Troféu Brasil — Foto: Wagner Carmo/CBAt

No atletismo, o Espírito Santo estará representado pelo paulista Paulo André Camilo, que mora no estado desde criança e tem o título de cidadão capixaba. Um dos principais nomes da delegação brasileira, Paulo André vai tentar a medalha olímpica nos 100m e no revezamento 4x100m.

Na disputa individual, os 16 corredores com os melhores tempos nas eliminatórias avançam para as semifinais. Nesta etapa, agora apenas os oito mais rápidos se classificam para a final. No 4x100m, não existe semifinal. Os oito quartetos que fizerem os melhores tempos, nas eliminatórias, avançam direto para a decisão.

Futebol (masculino)

Richarlison em Brasil x Chile, pela Copa América — Foto: Wagner Meier/Getty Images

Titular da Seleção Brasileira, o atacante Richarlison foi convocado para disputar as Olimpíadas de Tóquio. O capixaba de Nova Venécia, que completou 24 anos em maio, foi beneficiado após a mudança excepcional na regra de limite de idade, por conta do adiamento dos jogos.

Na disputa do futebol são 16 seleções divididas em 4 grupos de 4. O Brasil está no Grupo D ao lado de Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita. Ao final da primeira fase, avançam os dois melhores de cada chave. A partir daí, o torneio passa a ser eliminatório até a definição dos medalhistas.

Grupo D

Ginástica Rítmica (feminino)

Geovanna Santos e Déborah Medrado, capixabas da ginástica rítmica — Foto: RICARDO BUFOLIN / CBG

Pela quinta vez na história, o conjunto brasileiro de ginástica rítmica vai disputar os Jogos Olímpicos. E, assim como no Rio, em Tóquio a seleção vai contar capixabas no time. Desta vez Geovanna Santos e Déborah Medrado vão representar o Espírito Santo na modalidade.

A competição acontece em apenas dois dias. No primeiro, todos os conjuntos se apresentam em busca de um lugar na final, que acontece no dia seguinte.

Handebol (masculino e feminino)

Vinícius Teixeira e Alexandra Nascimento, capixabas do handebol — Foto: CBHb e Bourg-de-Péage

O Espírito Santo terá representantes nas duas seleções brasileiras de handebol. Na masculina, o pivô Vinícius Teixeira, que é nascido em Linhares, e, na feminina, a ala Alexandra Nascimento, que é de Limeira, mas é cidadã capixaba.

Nas duas categorias, o handebol dos jogos olímpicos serão disputados por 12 seleções divididas em 2 grupos de seis, onde os quatro melhores garantem as vagas para as quartas de final. A partir daí, os jogos serão eliminatórios até a definição das medalhas.

Vinícius Teixeira – Grupo A

Alexandra Nascimento – Grupo B

Judô (masculino)

Nacif Elias, judoca capixaba que vai representar o Líbano em Tóquio — Foto: Raquel Lima

Nascido em Vitória, mas com nacionalidade libanesa, o capixaba Nacif Elias vai disputar a sua segunda olimpíada representando o país do Oriente Médio. O lutador de 32 anos está na categoria de até 81kg.

Na competição, os judocas que vencerem todas as suas lutas disputam a final. Quem perder uma luta antes da final, ainda tem a chance de ir para a repescagem para tentar a medalha de bronze.

Até 81kg (Arena Nippon Budokan)

Vôlei de Praia (masculino)

Alison Ceruti e Bruno Schmidt, capixabas do vôlei de praia — Foto: Wander Roberto e Ana Patrícia/Inovafoto/CBV

No vôlei masculino o Espírito Santo tem representantes nas duas duplas. Nascido em Vitória, Alison Ceruti faz parceria com Álvaro Filho. O outro time brasileiro é formado por Bruno Schmidt, que é candango, mas tem título de cidadão capixaba, e Evandro.

No torneio da modalidade são 24 duplas divididas em 6 grupos de 4. As duas melhores colocadas, de cada chave, avançam direto para as oitavas de final. As terceiras colocadas são comparadas em um ranking, por seus desempenhos durante a fase de grupos, sendo que as duas melhores destas também avançam direto para as oitavas. Já as outras 4 disputam, entre si, jogos extras por outras duas vagas, até que sobrem apenas 16 no total. A partir das oitavas, os jogos são eliminatórios até a disputa de medalhas.

Alison Cerutti – Grupo D

Bruno Schmidt – Grupo E

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

olimpíadas internacional ESPORTE

Leia também