Tiago Splitter será auxiliar de Gustavo de Conti na seleção de basquete

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta quinta-feira que Tiago Splitter será o auxiliar de Gustavo de Conti no comando da seleção

Tiago Splitter será auxiliar de Gustavo de Conti na seleção de basquete -

Redação Publicado em 23/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h11

CBB anuncia contratação de ex-jogador dos Spurs para trabalhar ao lado de novo treinador

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta quinta-feira que Tiago Splitter será o auxiliar de Gustavo de Conti no comando da seleção brasileira. O ex-jogador do San Antonio Spurs vai trabalhar ao lado do novo treinador, confirmado no cargo na última segunda-feira. Os dois vão tentar levar o Brasil às Olimpíadas de Paris, em 2024.

Assim como Gustavo, que permanecerá à frente do Flamengo, Splitter seguirá como auxiliar técnico no Brooklyn Nets. O ex-jogador deixou as quadras em 2018, quando começou a fazer a transição de carreira.

– Para mim é um orgulho enorme estar na comissão técnica da Seleção depois de muitos anos jogando como atleta. Poder ajudar o meu país na comissão técnica com o Gustavo De Conti. Acho que temos um grande desafio pela frente, mas com muita dedicação e muito orgulho estou entrando nessa comissão técnica e fazendo parte desse projeto. Agradecer também a confiança do Guy Peixoto, presidente da CBB, do Marcelo Pará, do Diego Jeleilate e do Gustavo De Conti por fazer parte dessa comissão – disse Splitter.

Tiago Splitter em ação pela seleção — Foto: Agência EFE

Nascido em Santa Catarina, Splitter deixou o Brasil em 2000 para jogar no Baskonia, da Espanha. Depois, foi contratado pelo San Antonio Spurs, em 2010. Pela franquia, se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA, em 2014. Pela seleção, conquistou medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de 2003, nos Jogos Pan-Americanos de 2003, nas edições de 2005, 2009 e 2011 da Copa América. Com o Brasil, ele também jogou o Mundial de 2002, 2006, 2010, 2014 e as Olimpíadas de 2012, em Londres.

A CBB buscou um técnico brasileiro após 13 anos sob o comando de estrangeiros. Lula Ferreira foi o último brasileiro a ocupar o cargo e deu espaço para o espanhol Moncho Monalve em 2008. O argentino Ruben Magnano foi o treinador do Brasil entre 2010 e 2017, e o croata Petrovic assumiu na sequência.

O primeiro grande objetivo de Gustavo de Conti e de Splitter à frente da seleção é a Copa América de 2022, no Brasil. A estreia, porém, será já em novembro, pela abertura das eliminatórias da Copa do Mundo de 2023, em dois jogos contra o Chile.

.

.

.

Globo Esporte

seleção BASQUETE SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO GUSTAVO DE CONTI TIAGO SPLITTER

Leia também