Simone Biles brilha em treino, crava movimento e arranca aplausos em ginásio vazio

Em um segundo, um ginásio inteiro de técnicos, repórteres, voluntários e outros atletas se calou. Ao pisar no primeiro dos quatro degraus em direção ao solo,

BRILHA -

Redação Publicado em 22/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h19

Em um segundo, um ginásio inteiro de técnicos, repórteres, voluntários e outros atletas se calou. Ao pisar no primeiro dos quatro degraus em direção ao solo, Simone Biles fez com que todos parassem e voltassem os olhos em sua direção. Ainda que fosse apenas um treino de pódio, a ginasta americana já deu provas do que poderá fazer a partir do próximo domingo, quando competirá pela primeira vez nas Olimpíadas de Tóquio. As eliminatórias serão às 3h10 do próximo domingo.

No salto, Simone deu voz à maior expectativa do público e da imprensa especializada. Em seu último salto, cravou o Yurchenko Double Pike, um movimento nunca antes feito em competição oficial por uma ginasta mulher. Aumentou, então, a possibilidade de repetir o feito durante os Jogos. A técnica Aimee Boorman, integrante da comissão, evitou confirmar a intenção.

– Ninguém esperava que ela fizesse isso no treino. Então, não sei se vai repetir na competição – disse a treinadora após o treino. Simone, por sua vez, evitou as perguntas dos jornalistas.

Em tempos de pandemia, Simone Biles conseguiu arrancar aplausos mesmo em um ginásio sem torcida. Maior estrela da ginástica atual, a americana foi seguida por câmeras e olhares de rivais durante todo o treino de pódio nesta quinta-feira. Na prática, uma espécie de ensaio antes das disputas, cometeu poucos erros: uma queda no salto, um movimento em falso nas barras assimétricas. Nada tão grave.

O primeiro aparelho foi o solo. Com uma música instrumental com base techno, Simone fez uma exibição quase perfeita. Foi a quarta da seleção americana a se apresentar, com movimentos precisos e sem nenhum erro tão evidente. Deixou o local aplaudida até mesmo por atletas das outras delegações que treinavam no mesmo momento.

Simone Biles em exibição no solo — Foto: Getty Images

Na sequência, Simone saltou seis vezes. Na quarta tentativa, se desequilibrou na queda e foi ao chão. No telão, a câmera mostrou um olhar quase irritado. Voltou e saltou outras duas vezes. Guardou seu melhor para a última. Ao cravar o Yurchenko Double Pike, fez com que todos aplaudissem mais uma vez.

Simone Biles corre para saltar durante treino de pódio — Foto: Getty Images

Nas barras assimétricas, talvez o único aparelho em que não seja a grande favorita, Simone também brilhou. Em suas duas tentativas, conseguiu realizar todos os movimentos e finalizou com duas aterrisagens perfeitas.

Simone Biles nas barras assimétricas — Foto: Getty Images

À espera para se apresentar no último aparelho, na trave, Simone se mostrou relaxada. Ao brincar com as outras ginastas, soltou uma gargalhada que ecoou em todo o ginásio. A apresentação, quase perfeita, com um leve desequilíbrio ao finalizar. No fim, voltou mais uma vez, na tentativa de melhorar a saída. Voltou a se desequilibrar, mas não se importou. Abriu o sorriso e brincou com as companheiras. Mesmo em um treino, é fácil dizer: a melhor de todos os tempos está entre nós.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

olimpíadas internacional ESPORTE

Leia também