Coritiba fica com o título, Athletico confirma retorno, Chapecoense e Remo completam o G-4; Ferroviária é o último rebaixado
Jorge Simonsen Publicado em 24/11/2025, às 15h54
A 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro definiu, na noite deste domingo, os últimos movimentos da temporada. Além do título do Coritiba já garantido de forma antecipada, Athletico, Chapecoense e Remo completaram o grupo de clubes promovidos à Série A de 2026. Na outra ponta da tabela, a Ferroviária confirmou o quarto rebaixamento para a Série C.
O Coritiba retornará à primeira divisão dois anos após o rebaixamento. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Amazonas, em Manaus, o Coxa fechou a campanha com 68 pontos e conquistou pela terceira vez a Série B, tornando-se o maior campeão da história da competição. Sebastián Gómez e Iury Castilho marcaram os gols da coroação, enquanto Luan Silva descontou.
O Athletico também está de volta à Série A. O Furacão embalou cinco vitórias consecutivas e venceu o América-MG por 1 a 0 na Arena da Baixada, chegando aos 65 pontos. O gol decisivo foi do jovem João Cruz, cria da base rubro-negra.
A Chapecoense carimbou o retorno à elite ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0 na Arena Condá. O acesso saiu dos pés de Walter Clar, em cobrança de pênalti.
Já o Remo, diante de um Mangueirão lotado, virou sobre o Goiás por 3 a 1 e voltou à Série A após mais de três décadas. Willean Lepo abriu o placar, e Pedro Rocha e João Pedro (duas vezes) selaram a festa azulina. Ambos encerraram a competição com 62 pontos.
O Goiás, que liderou a Série B em diversos momentos, terminou com 61 pontos e ficou fora do G-4 após a derrota para o Remo. O Criciúma também tinha chances de acesso, mas caiu diante do Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal.
Três rebaixamentos já estavam definidos: Paysandu, Amazonas e Volta Redonda. A última vaga ficou entre Athletic, Botafogo-SP e Ferroviária, e foi a Ferrinha quem caiu.
A Ferroviária perdeu por 2 a 1 para o Operário-PR e terminou com 40 pontos. O Botafogo-SP empatou sem gols com o Avaí e se salvou, enquanto o Athletic venceu o Paysandu por 2 a 1 e permaneceu na Série B.