Saída de Cuca faz Santos acelerar planejamento para 2019

A saída do técnico Cuca não pegou a diretoria do Santos de surpresa. Longe disso. Mas ligou um alerta de que o planejamento para 2019 tem de sair do papel o

Saída de Cuca faz Santos acelerar planejamento para 2019 -

Redação Publicado em 24/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h32

Chegadas e saídas, definição de técnico e montagem do elenco; veja as prioridades do Peixe neste fim de ano

A saída do técnico Cuca não pegou a diretoria do Santos de surpresa. Longe disso. Mas ligou um alerta de que o planejamento para 2019 tem de sair do papel o quanto antes.

Obviamente, a primeira decisão a ser tomada pelo presidente José Carlos Peres e companhia é quem assumirá o comando do time na próxima temporada. O mandatário revelou que o Santosjá tem uma lista de técnicos pronta, mas que ainda definirá o perfil do treinador a ser escolhido.

O plano A é mais do que claro: Abel Braga, desempregado após pedir demissão do Fluminense em julho deste ano. Roger Machado, ex-Palmeiras, é outro cotado, de acordo com o mandatário.

É importante dizer que não há nenhuma negociação em andamento no momento, mas que Abel Braga é a prioridade do Santos para 2019. O treinador sempre esteve na lista de pretendidos de Peres. O alto salário é um empecilho.

Antes de Jair Ventura e Cuca serem contratados, em janeiro e no fim de julho, respectivamente, o nome de Abel Braga foi bastante citado e esteve em pauta pela cúpula santista. No primeiro momento, o técnico não quis deixar o Fluminense. Noutro, alegou que não assume clubes em meio de temporada.

Diferentemente do Santos, Abel não tem pressa para definir o seu futuro. O treinador está no Uruguai e só retornará ao Brasil na próxima semana. Cuca, que deixará o Peixe ao fim da temporada, abriu as portas para o comandante.

– Venha, pode vir, fará trabalho bom. Terra é muito boa para trabalhar. Montagem tem que passar pelo treinador para ter os gostos dele. Hora de trabalhar é agora – afirmou Cuca durante o anúncio de sua saída.

Abel Braga é prioridade do Santos para 2019 — Foto: André Durão

Quanto mais tempo demorar para contratar um técnico, menos tempo o Santos terá na montagem do elenco para o próximo ano. Isso porque o novo treinador teria de participar de todo o processo de avaliação e recomendação de nomes junto com Peres e com o executivo de futebol Renato.

Neste fim de ano, o Santos deve perder Gabigol, que está emprestado pela Inter de Milão até o fim da temporada e tem permanência praticamente impossível. Além disso, Cuca revelou propostas por alguns titulares do time e indicou um possível desmanche no elenco para a temporada que vem.

Como não se classificou para a Libertadores e tem condições financeiras delicadas, o Santos pode investir menos em reforços para 2019. Um lateral-esquerdo, um zagueiro, um volante, um meia e um centroavante estão no planejamento da diretoria.

Na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro, o Santos tenta confirmar, neste sábado, às 20h (de Brasília), contra o Atlético-MG, uma vaga na Sul-Americana da próxima temporada. O Peixe fecha 2018 contra o Sport, na Ilha do Retiro, no dia 2 de dezembro.

SP DIARIO Santos

Leia também