Renovado e goleador, Willian pode virar maior artilheiro do Palmeiras na Libertadores

O contrato renovado recentemente até o fim de 2022 garante o futuro de Willian no Palmeiras. Mas o presente do atacante tem sido importante para o time de

PALMEIRAS -

Redação Publicado em 13/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h47

Com 11 gols, atacante está a um de igualar ex-meia Alex: “Vai acontecer naturalmente”, diz

O contrato renovado recentemente até o fim de 2022 garante o futuro de Willian no Palmeiras. Mas o presente do atacante tem sido importante para o time de Abel Ferreira e pode eternizar o atleta na história do clube alviverde.

Na próxima quarta-feira, o Verdão abre contra a Universidad Católica a luta por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Com 11 gols marcados pela equipe no torneio, Willian está a um de igualar Alex como maior artilheiro palmeirense na história da competição sul-americana.

Willian, atacante do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

Para o camisa 29, embora a marca história seja sedutora, não pode se tornar um objetivo acima dos planos coletivos no Verdão.

– Isto não pode me fazer tomar uma decisão no jogo para fazer o gol de qualquer forma por uma meta. Pelo contrário. Em campo precisamos fazer nosso papel bem feito, atacando e defendendo. Se você tem um companheiro melhor colocado, temos que dar o passe para ele finalizar. Vai acontecer naturalmente, como sempre aconteceu. Muitas vezes não temos esta noção com os números, e a gente nem imagina o que representa. Se puder entrar ou iniciar o jogo, vou fazer o máximo para ajudar. Se fizer o gol ficarei muito feliz, mas o objetivo é fazer dois grandes jogos para classificar para a próxima fase – afirmou, ao ge.

No Verdão desde 2017, Willian virou um exemplo aos atletas mais jovens. Aos 34 anos, ele é considerado como um dos principais líderes do elenco, sendo alvo de elogios internos e públicos por sua participação dentro de campo e também pela postura no dia a dia da Academia de Futebol.

– É engraçado, porque vai passando o tempo e você vai olhando para dentro de você e tem uma noção daquilo que você representa. Estou com 34 anos, mas tem horas que me sinto um meninão, mesmo indo para o quarto filho, tendo quase 20 anos de carreira. Hoje algumas coisas acontecem e me deixam muito feliz, dão maturidade e mostram o que você representa. Hoje eu vejo a importância e o que eu trago de conselho, palavras de encorajamento… em algum momento posso falhar em alguma coisa, mas tratando todos com respeito. A palavra-chave para mim é o equilíbrio. Tenho importância não só nas quatro linhas, mas no que posso agregar nos jovens – explicou.

Willian durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

– O Palmeiras sempre fala desta importância de a gente estar abraçando os jovens que estão iniciando a carreira em um clube de uma grandeza enorme. Sempre que posso eu falo, passo um conselho do que já passei e acredito que o maior reconhecimento e valorização não é o que você fala, mas o que você está praticando. Eu tento cada vez mais estar praticando. Quando tenho uma abordagem eu sei que posso falar aquilo, porque eu tenho esta credibilidade para falar. Fico feliz em agregar não só aos jovens, mas trazendo equilíbrio sempre na nossa carreira, nos momentos que o futebol acaba nos proporcionando, em uma derrota, em uma turbulência. O reconhecimento sempre edifica, seja de quem for, mostra que estamos no caminho certo em nossas atitudes – reforçou.

No último sábado, Willian foi decisivo para a vitória palmeirense contra o Santos. O atacante entrou na segunda etapa e marcou o terceiro gol do Verdão no triunfo por 3 a 2 no clássico. O lance também o isolou como o maior goleador da equipe na temporada de 2021, agora com nove bolas na rede.

Willian celebra por saber que sua renovação não foi motivada apenas por sua história no clube, mas também por seu desempenho. Além de se considerar em boa condição física e técnica, o atacante repete sobre a importância do bom estado mental, algo que Abel Ferreira também defende.

– Ele (Abel) traz muitos ensinamentos desde que chegou. Muitas vezes a gente vai para um jogo e não sabe quem vai iniciar a partida, e isto ele traz um ensinamento. Mesmo em uma cultura sem este hábito, isto que ele quer nos ensinar. Se você iniciar a partida, vai se preparar de uma forma. Se começar no banco, você dá uma relaxada. Acredito que ele deixa todo mundo muito preparado, muito focado. O grupo automaticamente não dá aquela relaxada. Tem momentos em que você vai estar mais chateado, por muitas vezes não entrou em um jogo, ficou fora, achou que ia jogar e não inicia. Mas ele faz tudo dentro de uma transparência com o grupo, trazendo ensinamento para estarmos todos fortes mentalmente. Acredito que se o grupo entender cada vez mais tudo que o Abel está transmitindo, vai estar cada vez mais forte, inclusive mentalmente – avisou.

– Os jogadores com mais experiência têm um entendimento melhor do jogo. Isto cria o diálogo, cria a cobrança para termos cada vez o entendimento não só do jogo, mas de forma que todos são importantes no processo, um levanta a cabeça do outro. Os jogadores que têm esta maturidade agregam muito para os mais novos e assim se torna um time cada vez mais forte, unido por um só propósito: vencer e ser campeão sempre – justificou.

Com 239 partidas, o atacante é o segundo atleta com mais jogos pelo clube no atual elenco, atrás somente de Dudu. Foram 65 gols marcados, número que o deixa também como segundo maior goleador do plantel, e 25 assistências. Na temporada, são 21 partidas, sendo 15 como titular.

Willian comemora durante jogo do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

– Estes dias eu estava no clube e parei para pensar do nada: caraca, conquistei o Paulista, o Brasileiro de 2018, a Libertadores, a Copa do Brasil, tive a oportunidade de ir para o Mundial e era um sonho sentir esta atmosfera. A gente não trouxe nosso título, mas tinha o desejo de sentir o momento. A gente tem uma importância, sim, tenho que estar deixando isto sempre claro dentro de mim, do que representamos, não só no grupo, daquilo que você está construindo no clube, do que o clube enxerga de você, do que eu posso agregar – pontuou.

– Não gosto de ficar pensando no que vai acontecer. Fiquei muito feliz pela renovação, mas sei que tudo que vai credenciar e validar é muito mais o que estou produzindo no presente. Futebol oscila muito, às vezes tenho uma expectativa grande no ano que vem e muda muita coisa. Estou vivendo o presente, a gente vai se planejando para um pós-carreira. Hoje eu tenho um lugarzinho para poder ter minha mesa na minha empresa, para cuidar dos meus negócios, dos futuros clientes. Tenho um tempo para desfrutar do momento, estou em um grande clube. Quero continuar sendo minha melhor versão a cada dia. A briga é comigo mesmo, esta é minha briga interna. Estou muito bem servido dentro de tudo que o clube oferece para terminar a carreira em alto nível, de forma sadia, para desfrutar o pós-carreira em qualquer área que eu for, tendo uma vida saudável – encerrou.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Palmeiras futebol DIARIO DE SAO PAULO SPDIÁRIO ESPORTE

Leia também