Raphinha diminui dependência de Neymar e é o quinto maior driblador do Brasil após três jogos

Tite pediu calma com Raphinha. Falou em oscilação de rendimento de jovens. O jogador de 24 anos do Leeds United mostrou em três partidas que tem muito a

Raphinha diminui dependência de Neymar e é o quinto maior driblador do Brasil após três jogos -

Redação Publicado em 15/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h24

Craque do PSG é responsável por 57% das finalizações do Brasil nas Eliminatórias. Em apenas três partidas, jogador do Leeds se destaca; veja números do setor ofensivo

Tite pediu calma com Raphinha. Falou em oscilação de rendimento de jovens. O jogador de 24 anos do Leeds United mostrou em três partidas que tem muito a oferecer para a seleção brasileira. Em apenas 157 minutos em campo, ele dividiu as atenções com Neymar e diminuiu a dependência de criação da equipe nas jogadas do seu camisa 10.

O levantamento do Espião Estatístico do gemostra que Neymar tem participação em nada menos do que 57% das finalizações brasileiras nas Eliminatórias – em números absolutos, isso quer dizer que 75 das 132 finalizações passaram pelos seus pés.

Com apenas três jogos – um deles como titular -, Raphinha entrou nesse ranking, com 16 ações nas finalizações ao todo. Em números totais, ele já está em sétimo neste levantamento (Paquetá é o segundo na lista, com 28 participações em finalizações). Gabriel Jesus, Everton Ribeiro, Richarlison e Gabigol também são destaques.

Com um filtro nos jogadores com pelo menos 10 participações em finalizações, na comparação por minuto em campo, Raphinha já é mais efetivo e participou mais das conclusões a gol do Brasil até do que Neymar. Veja a participação nas finalizações por minuto dos atletas da Seleção nas Eliminatórias:

Jogadores que mais participam das finalizações do Brasil por minuto nas Eliminatórias

Jogador Jogos Minutos em campo Total de participações em finalizações Uma participação a cada X minutos
Raphinha 3 157 16 9,8
Neymar 8 780 75 10,4
Everton Ribeiro 8 427 20 21,4
Fred 4 239 11 21,7
Lucas Paquetá 9 623 28 22,3
Gabriel Jesus 7 509 22 23,1
Richarlison 6 454 18 25,2
Gabriel 8 452 17 26,6
Roberto Firmino 6 441 15 29,4
Renan Lodi 4 346 11 31,5
Douglas Luiz 5 384 10 38,4
Casemiro 6 574 14 41,0
Alex Sandro 7 588 10 58,8
Danilo 9 837 14 59,8

O atacante do Leeds participou de uma finalização do Brasil a cada 9,8 minutos. Neymar, a cada 10,4. Com menos minutos em campo, o atleta de 24 anos chamou a atenção em seus três primeiros jogos pela Seleção, contra Venezuela, Colômbia e Uruguai.

Raphinha recebe carinho de Neymar na comemoração de gol pelo Brasil contra o Uruguai — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Veja abaixo os números de Neymar e de Raphinha

Números de Neymar nas Eliminatórias

Números de Raphinha nas Eliminatórias

Antony também ganha espaço

Além de Raphinha, Tite ganhou nesta rodada tripla a opção de Antony, que entrou bem em todas as partidas – fez um gol contra a Venezuela e quase marcou o da vitória diante da Colômbia. A ascensão de novos jogadores torna ainda mais disputado o espaço na lista de convocados de Tite.

Antony entrou no segundo tempo da goleada do Brasil sobre o Uruguai: jogador do Ajax participou das três partidas com Tite — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O treinador tem chamado de seis a sete jogadores para o ataque. Normalmente divide com dois pelo lado direito, dois pela esquerda e dois pelo miolo do ataque. Nesta convocação, chamou Antony, Raphinha, Vini Jr, Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol e o novato Arthur Cabral, que substituiu Matheus Cunha, lesionado.

Ainda ficaram fora nomes bem cotados com Tite, como os de Richarlison, Roberto Firmino, o próprio Cunha, cortado por lesão, mais Pedro e os pontas Everton Cebolinha e Rodrygo.

Se Richarlison e Firmino voltarem – os dois são jogadores importantes na ideia de jogo de Tite -, o treinador vai ter que decidir quem cortar da lista. Nesta data Fifa, usou por menos tempo em campo Vini Jr – que entrou no primeiro jogo – e Arthur Cabral – relacionado uma vez.

Certo é que a concorrência aumenta a um ano da Copa do Mundo de 2022. O treinador também viu a ascensão de reservas no setor defensivo. como Lucas Veríssimo e Emerson Royal. Os dois fizeram boa partida diante do Uruguai, com segurança e participação ofensiva, no caso do lateral do Tottenham.

.
.
.
Globo Esporte
seleção brasil SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO NEYMAR DEPENDENCIA RAPHINHA

Leia também