Projeto engatinha, mas Osvaldo Cruz tenta tirar do papel sonho de volta do futsal profissional

Oficialmente, o projeto engatinha, mas já é visto como um grande primeiro passo para que Osvaldo Cruz tire do papel o sonho de ter (novamente) um time no

Projeto engatinha, mas Osvaldo Cruz tenta tirar do papel sonho de volta do futsal profissional -

Redação Publicado em 10/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h52

Secretário municipal diz que projeto para adequações de ginásio está pronto, simbolizando um primeiro passo na busca pelo retorno do representante em nível estadual

Oficialmente, o projeto engatinha, mas já é visto como um grande primeiro passo para que Osvaldo Cruz tire do papel o sonho de ter (novamente) um time no cenário profissional do futsal estadual. Nesta quarta-feira (10), Diego Ricardo Alves, à frente da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, falou como está neste momento o plano acerca do eventual representante nas quadras, seja na Liga Paulista de Futsal (LPF) ou nas competições da Federação Paulista da modalidade (FPFS).

A possibilidade (e iniciativa) começou a tomar proporções maiores nos últimos dias, ganhando repercussão não apenas entre os amantes da “bola pesada” na cidade, mas em todo o Oeste Paulista. Tradicionalmente, a Nova Alta Paulista tem forte histórico com o futsal, com times em Adamantina, Osvaldo Cruz e Dracena (atual campeão da LPF e buscando o bi neste ano).

Ginásio pertence ao Conjunto Esportivo da cidade e é alvo do projeto de melhorias — Foto: Murilo Zara / TV Fronteira / Arquivo

Diego explicou que o projeto para adequações do Ginásio João Torro Ovídeo, dentro do Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro, está pronto. As melhorias vislumbradas envolvem a troca do piso, aumento das dimensões da quadra e reformas na parte estrutura, como quanto às entradas ao público. A obra é avaliada em R$ 420 mil.

– O intuito é, sim, tentar viabilizar o projeto para termos o time novamente. O projeto está pronto, e agora buscamos ajuda junto a algum deputado. Sabemos que não está fácil, em razão do atual momento, ainda sob os reflexos da pandemia em que a saúde é prioridade, mas vemos com esperança, sim.

– Hoje, não há como cravar uma data, oficializar nada em relação a essa expectativa, só que estamos tentando – comentou o secretário.

Dimensões e piso da quadra são elementos principais da reforma almejada — Foto: Claudinei Troiano / TV Fronteira / Arquivo

E os demais parceiros?

Se Osvaldo Cruz precisa de uma força do Legislativo de outras esferas para a reforma, a manutenção do time em uma competição profissional paulista dependeria da famosa e dura busca pelos patrocinadores. Ainda usando a vizinha Dracena como exemplo, o projeto atual foi iniciado em 2015 e tem como apoiadora máster uma empresa fabricante de vidros. E Diego também respondeu como vê essa questão.

– Sim, sabemos na necessidade e temos algumas conversas em andamento. Mas é muito cedo para isso. Precisamos dar um passo de cada vez. Então, antes de pensarmos em avançar no próximo, o objetivo é focar no projeto voltado a termos uma casa para o time – completou.

Osvaldo Cruz saiu do cenário principal do futsal paulista entre o final da década de 2000 e o início da última, quando participou do Campeonato Paulista, organizado pela FPFS. Desde então, a cidade figurou apenas em torneios amadores ou organizados pela iniciativa pública, como os Jogos Regionais.

A cidade também já foi uma das referências regionais no basquete e tem hoje o futebol em atividade, profissionalmente falando, com o Osvaldo Cruz, o Azulão, integrante da Segundona (quarto nível estadual).

.

.

.

Globo Esporte

projeto SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO FUTSAL SONHO OSVALDO CRUZ

Leia também