Holanda não brilha, mas vence Áustria e garante liderança do seu grupo na Euro

Não foi com brilho, mas a Holanda é a terceira seleção garantida nas oitavas de final da Eurocopa. E mais. Com a liderança do Grupo C assegurada. O time de

holanda -

Redação Publicado em 17/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h06

Com gols de Depay e Dumfries, time de Frank de Boer vence austríacos, assegura vaga nas oitavas de final e não perde mais a primeira posição do Grupo C

Resumão

Não foi com brilho, mas a Holanda é a terceira seleção garantida nas oitavas de final da Eurocopa. E mais. Com a liderança do Grupo C assegurada. O time de Frank de Boer venceu a Áustria por 2 a 0 nesta quinta-feira, em Amsterdã, chegou aos seis pontos e não pode mais ser ultrapassado por nenhum rival na chave. Depay e Dumfries marcaram os gols da vitória holandesa. Os austríacos, por sua vez, disputam com a Ucrânia o segundo lugar do grupo.

Depay e Dumfries fizeram os gols da Holanda contra a Áustria (Foto: Piroschka Van De Wouw/Reuters)

A TABELA

A Holanda chegou aos seis pontos e garantiu a liderança do Grupo C. Ucrânia, em segundo, e Áustria, em terceiro, têm três pontos e se enfrentam na última rodada. Mesmo que os holandeses percam para a Macedônia e haja um vencedor no confronto, austríacos e ucranianos não passam a Laranja Mecânica devido ao confronto direto. Os macedônios estão na última posição, ainda zerados, e não tem mais chances de passar sequer como um dos melhores terceiros.

OS 90 MINUTOS

A Holanda não fez um grande jogo, mas aproveitou as chances que criou e se viu diante de uma inoperante Áustria. Os donos da casa terminaram a primeira etapa com seis finalizações contra duas dos austríacos e foram mais agressivos. O primeiro gol saiu aos 10 minutos, em cobrança de pênalti marcada após interferência do VAR, que indicou falta de Alaba em Dumfries. Depay cobrou bem e balançou as redes. Ainda antes de ir para o intervalo, o camisa 10 perdeu grande chance, da pequena área, após passe de Weghorst.

Capitão holandês Wijnaldum em ação, sob marcação de Gregoritsch (Foto: Dean Mouhtaropoulos/Reuters)

Na segunda etapa, a Holanda demorou a engrenar. De Vrij, em cabeçada na pequena área, e De Ligt, no rebote, perderam grandes chances de fazer o segundo. Mas, após as entradas de Wijndal e Malen, o time melhorou. E, aos 21, ampliou o placar. Em contra-ataque puxado por Malen pela esquerda, o atacante rolou para Dumfries na direita, e o lateral marcou o segundo dos holandeses, o seu segundo na Euro. A Áustria esboçou uma pressão nos 15 minutos finais, mas com pouca efetividade. Em todo o jogo, só finalizou ao gol uma vez: aos 38, em cabelada fraca de Onisiwo.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

As duas seleções voltam a campo na próxima segunda-feira, às 13h. A Áustria enfrenta a Ucrânia em Bucareste. Um empate deixa os ucranianos em segundo. A Holanda cumpre tabela diante da lanterna Macedônia do Norte, em Amsterdã.

O MELHOR EM CAMPO

Dumfries, lateral de 25 anos do PSV, foi eleito o melhor em campo pela Uefa. Ele sofreu o pênalti que gerou o primeiro gol e marcou o segundo. Ele também havia marcado na estreia da Euro, seus dois únicos gols marcados em 21 jogos na carreira pela Holanda.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

futebol internacional ESPORTE EUROCOPA

Leia também