Rei do Futebol

Um ano sem Pelé: relembre a vida do Rei do Futebol

Morte de Pelé completa um ano nesta sexta-feira (29), o jogadores faleceu após um câncer no cólon

Um ano sem Pelé: relembre a vida do Rei do Futebol - Imagem: reprodução Instagram I @pele

Milleny Ferreira Publicado em 29/12/2023, às 12h31

Um ano após a morte do renomado Rei do Futebol, reunimos os maiores feitos da vida pessoal e profissional de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que após um câncer no cólon, nos deixou em 2022 aos 82 anos.

Vida no Futebol:

Pelé jogou pelo Santos entre 1956 a 1974, entrou em campo com a camisa do alvinegro praiano em 1.116 jogos e realizou 1.091 gols em sua passagem pelo clube.

Após sua carreira no Brasil, passou a jogar nos Estados Unidos pelo Cosmos, onde ficou no período de 1975 a 1977, totalizando 64 jogos e 37 gols feitos pelo time.

O maior jogador do Brasil, quando usou a camisa amarela entre 1957 a 1971 também deixou um legado gigantesco, mesmo alguns deles não sendo contabilizados pela Fifa.          

Em toda sua carreira e segundo o Livro dos Recordes, o Guinness World Records, o rei fez 1.283 gols.

Títulos:

Família:

Pelé em seu primeiro casamento com Rosemeri dos Reis Cholbi (1966-1978) teve três filhos, Edson Cholbi Nascimento, Kely Cristina Cholbi Nascimento e Jeniffer Cholbi Nascimento.

Após o término de seu casamento com Rosemari, Pelé também reconheceu outros filhos, como Flávia Kurtz Arantes do Nascimento,  que nasceu decorrente de um breve envolvimento do rei com a jornalista Lenita Kurtz.Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto (1964 - 2006), foi fruto de um caso de Pelé enquanto ele ainda era casado com Rosemeri e foi reconhecida pelo mesmo, apenas em 1996, após uma batalha na Justiça. Sandra faleceu em 2006 após ser diagnosticada com câncer.

Em 1994, Pelé se casou com a cantora gospel Assíria Seixas Lemos com quem teve o casal de gêmeos Joshua Seixas Arantes do Nascimento e Celeste Seixas Arantes do Nascimento em 1996. O relacionamento durou até 2008, e fez com que o ex-jogador também reconhecesse socioafetivamente Gemina Lemos Macmahon, também filha de Assíria.

Graduação:

Mesmo já sendo um grande campeão no mundo do futebol, Pelé fez questão de obter um diploma. Em 1970 ele resolveu ingressar na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e se formou em Educação Física.

Ministro do Brasil:

Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, Pelé foi eleito como Ministro dos Esportes entre 1995 e 1998.

Sucesso no cinema:

Além de fazer sucesso nos campos, com a bola e com as mulheres, Pelé também fez uma sequência de produções de cinema que foram um sucesso.

Confira:

 

Seleção Brasileira SANTOS FC Pelé Rei do Futebol

Leia também