Celebridade

Jane Fonda revela que está com doença grave; saiba o quadro de saúde da atriz

A atriz fez o anúncio no Instagram nesta sexta-feira (2)

Atriz Jane Fonda, conhecida pela série "Gracie e Frankie" e diversos filmes - Imagem: Reprodução/Instagram @janefonda

Mateus Omena Publicado em 02/09/2022, às 19h11

Jane Fonda, 84 anos, revelou na tarde desta sexta-feira (2) pelas redes sociais que foi diagnosticada com câncer recentemente.

Em um post no Instagram, a estrela de Hollywood afirmou que possui o linfoma não-Hodgkin (LNH). É um tipo de câncer que surge nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada.

Existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin e a maioria dos casos ocorrem em pessoas idosas.

“Então, meus queridos amigos, tenho algo pessoal que quero compartilhar. Fui diagnosticada com linfoma não-Hodgkin”, escreveu Jane.

Entre os sintomas mais comuns da doença, estão: perda de peso, dores no peito, calafrios, fadiga, infecções graves, hematomas ou hemorragias, inchaço no abdome, falta de ar e aumento nos linfonodos.

Por outro lado, a atriz alegou que seus médicos deram segurança quanto ao tratamento, pois 80% das pessoas diagnosticadas sobrevivem.

Ela revelou também que já começou o processo de quimioterapia há cerca de seis meses e o quadro clínico está sendo acompanhado.

“Iniciei tratamentos de quimioterapia. Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte”, afirmou.

A artista pontuou que se sente privilegiada por ter recursos e plano de saúde para fazer o tratamento, diante de um cenário desigual, no qual muitas pessoas nos Estados Unidos e no mundo são desprovidas desse tipo de assistência.

Por isso, ela também se solidarizou com outras famílias que enfrentam o câncer sem contar com um sistema de saúde de qualidade.

“Também tenho sorte porque tenho seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Percebo, e é doloroso, que sou privilegiado nisso. Quase todas as famílias na América tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo”, declarou.

Conscientização

Jane Fonda também apontou que muitas doenças podem ser provocadas pela exposição a substâncias nocivas e outros problemas gerados pela destruição do meio ambiente, especialmente o uso de combustíveis fósseis.

Nesse sentido, ela incentivou os seus quase 2 milhões de seguidores no Instagram a refletirem sobre a questão.

“Também precisamos falar muito mais não apenas sobre curas, mas sobre causas para que possamos eliminá-las. Por exemplo, as pessoas precisam saber que os combustíveis fósseis causam câncer. O mesmo acontece com os pesticidas, muitos dos quais são baseados em combustíveis fósseis, como o meu”.

A atriz disse que está confiante em seu tratamento e não vai permitir que a doença seja um empecilho para seus esforços como ativista em favor da causa climática.

“Estou fazendo quimioterapia há 6 meses e estou lidando muito bem com os tratamentos e, acredite, não vou deixar nada disso interferir no meu ativismo climático. O câncer é um professor e estou prestando atenção nas lições que ele guarda para mim. Uma coisa que já me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a comunidade para que não estejamos sozinhos. E o câncer, junto com minha idade (quase 85) definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades”, desabafou a artista.

E acrescentou: “Estamos vivendo o momento mais consequente da história humana porque o que fazemos ou não fazemos agora determinará que tipo de futuro haverá e não permitirei que o câncer me impeça de fazer tudo o que puder, usando todas as ferramentas na minha caixa de ferramentas e isso inclui continuar a construir esta comunidade Fire Drill Fridays e encontrar novas maneiras de usar nossa força coletiva para fazer mudanças”, analisou ela.

“As eleições intermediárias estão se aproximando, e elas estão além das consequências, então você pode contar comigo para estar lá junto com você enquanto aumentamos nosso exército de campeões climáticos”, concluiu Jane Fonda.

Saúde redes sociais câncer Ativismo Jane Fonda

Leia também