Detonada!

Empresa troca quase 100% dos funcionários por inteligência artificial; entenda

A decisão da empresa foi criticada nas redes sociais

Empresa troca quase 100% dos funcionários por inteligência artificial; entenda - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 14/07/2023, às 13h40

O diretor-executivo, Suumit Shah, de uma empresa da Índia chamada Dukaan substituiu 90% de seus funcionários que trabalhavam no servio de atendimento ao consumidor (SAC) por um por um chatbot de Inteligência Artificial (IA) semelhante ao ChatGPT.

No Twitter, Summit disse que a troca dos funcionários pelo robô que realiza atendimentos melhorou drasticamente as respostas iniciais aos clientes e o tempo de resolução de suas consultas.

Shah justificou em uma série de tuítes a decisão, dizendo que o SAC vinha apresentando problemas para a empresa há muito tempo. As publicações tiveram mais de um milhão de visualizações e muitas críticas. Segundo o empresário, demitir funcionários foi uma decisão “difícil”, mas “necessária”. 

No entanto, o relato do diretor causou indignação em muitos internautas, especialmente os que têm preocupação de que a IA possa deixar muitas pessoas desempregadas, especialmente no setor de serviços.

Nas críticas, internautas acusaram a empresa de não humanizar seus colaboradores, optando por um caminho com consequência “implacável” na vida das pessoas e futuro do setor.

Como esperado, não encontrei nenhuma menção ao fato de 90% dos funcionários terem sido demitidos. Que assistência eles receberam?", perguntou um usuário.

O CEO rebateu dizendo que a Dukaan segue realizando outras contratações e tem vagas em aberto. Ele também citou que detalharia as medidas de suporte aos trabalhadores pelo LinkedIn.

We had to layoff 90% of our support team because of this AI chatbot.

Tough? Yes. Necessary? Absolutely.

The results?

Time to first response went from 1m 44s to INSTANT!
Resolution time went from 2h 13m to 3m 12s
Customer support costs reduced by ~85%

Here's how's we did it 🧵

— Suumit Shah (@suumitshah) July 10, 2023
LinkedIn IA Empresa troca quase 100% dos funcionários por inteligência artificial

Leia também