Empresas nacionais miram o mercado internacional
Marina Roveda Publicado em 13/09/2023, às 08h31
Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), revelou que a maioria das empresas brasileiras que atuam no exterior aumentou seus investimentos no mercado internacional nos últimos dois anos.
De acordo com o levantamento intitulado "Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras", divulgado recentemente, os resultados mostram que:
No que diz respeito aos investimentos no Brasil, a pesquisa revela que:
O estudo entrevistou 237 empresas brasileiras com presença internacional, especialmente aquelas envolvidas em exportações ou com subsidiárias no exterior. Os principais setores representados incluem comércio (16,5%), fabricação de máquinas e equipamentos (10,2%) e fabricação de produtos químicos (7,1%).
Em relação aos resultados financeiros, a pesquisa indicou que:
Esses resultados são semelhantes ao que as empresas relataram sobre seus desempenhos no mercado doméstico:
Em relação aos planos futuros, apenas 10,5% das empresas têm a intenção de diminuir suas operações nos mercados internacionais em que já atuam nos próximos dois anos. Isso geralmente é atribuído a fatores como os impactos da pandemia de COVID-19, a situação na Ucrânia, aumento nos custos de frete, altas taxas de juros e inflação.
Por outro lado, 64,4% das empresas planejam expandir suas operações nos mercados em que já atuam nos próximos dois anos. Os principais motivos para essa expansão incluem novas oportunidades no exterior, o crescimento do comércio eletrônico, a consolidação de alianças e parcerias, a oferta de produtos inovadores e investimentos em qualificações técnicas.