Nível do Guaíba

Nível do Guaíba fica abaixo de 5m após dias

Nível do Guaíba em Porto Alegre baixa de 5 metros, mas ainda está muito longe da cota de alerta, 2,5m, e da cota de inundação, 3m

Altura foi baixando de forma lenta e gradual - Imagem: Reprodução / Brasil de fato / Jorge Leão

Sabrina Oliveira Publicado em 16/05/2024, às 09h05

O nível do Guaíba em Porto Alegre baixou para 4,98 metros às 5h15 desta quinta-feira (16), marcando a primeira vez desde segunda-feira (13) que a água fica abaixo dos 5 metros. Milhares de pessoas precisaram sair de casa, com 13,9 mil acolhidas em 155 abrigos, segundo a prefeitura. É a primeira vez desde segunda-feira (13) que o nível fica abaixo dos 5 metros.

As enchentes forçaram milhares de pessoas a deixarem suas casas após o transbordamento do lago, que inundou ruas nos bairros das regiões Norte, Central e Sul. Locais como o aeroporto Salgado Filho e a estação rodoviária foram afetados.

Apesar de o nível ainda estar acima da cota de inundação, fixada em 3 metros, a medição feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no cais Mauá confirma a tendência de estabilidade e queda do nível do lago, conforme previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Após atingir um pico de 5,25 metros na terça-feira (14), o nível da água começou a baixar lentamente. A expectativa é que a água comece a recuar das áreas inundadas, especialmente nas regiões Norte e Central de Porto Alegre.

A água está voltando para o Guaíba pelas mesmas frestas, drenagens e canalizações por onde entrou. À medida que o nível do Guaíba baixa, as casas de bombas serão religadas, bombeando água para fora e secando esses locais gradualmente", explicou Fernando Fan, professor do IPH.
ANA CHUVAS INUNDAÇÕES PORTO ALEGRE ENCHENTES RS RIO GRANDE DO SUL Guaíba UFRGS Aeroporto Salgado Filho nível guaíba IPH Fernando Fan

Leia também