Metrô começa teste de coleta de dados digital para pesquisa de mobilidade

O Metrô começa nesta segunda-feira (19) a segunda fase da "Pesquisa Origem Destino (OD) Digital", que vai coletar dados de deslocamentos na Grande São Paulo

Metrô começa teste de coleta de dados digital para pesquisa de mobilidade -

Redação Publicado em 19/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h11

O Metrô começa nesta segunda-feira (19) a segunda fase da “Pesquisa Origem Destino (OD) Digital”, que vai coletar dados de deslocamentos na Grande São Paulo através de um aplicativo de smartphone. O objetivo é avaliar a viabilidade de uso da tecnologia para as próximas pesquisas. A primeira fase foi feita com um público restrito, que já participou da pesquisa nos últimos anos.

A “pesquisa Origem Destino” é feita de 10 em 10 anos desde 1967 e analisa os deslocamentos nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. A última foi feita em 2017 e divulgada em 2018, quando mostrou que o uso dos ônibus como principal modal caiu na região, enquanto as viagens feitas de trem e metrô subiram.

Para participar, o interessado deve instalar o aplicativo Pesquisa OD Digital em seu smartphone e fazer a inscrição entre os dias 19 e 23 de julho. Ao ser aprovado, deve autorizar a coleta dos seus dados de localização durante sete dias consecutivos. Neste período, o aplicativo informa os locais visitados, além dos horários de saída e chegada de forma fácil e interativa.

O piloto vem sendo feito em etapas e tem como objetivo alcançar uma amostra de 10 mil pessoas, com dados de locais para onde elas se deslocam, os modos de transporte que utilizam e os motivos dos seus deslocamentos.

Em 2017, os entrevistadores visitaram 132 mil domicílios, dos quais 32 mil foram validados para a utilização de dados e informações.

.

.

.

G1

Sao Paulo metro DESTAQUE DIA A DIA

Leia também