Corpus Christi: confira o que abre e fecha no ponto facultativo em São Paulo

-

Redação Publicado em 14/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h17

Sempre quando tem um feriado à vista, os trabalhadores ficam animados e criam planos de lazer e descanso. E a oportunidade da vez é o Corpus Christi, que será celebrado nesta quinta-feira (16).

No entanto, a ocasião, que tem grande importância para as igrejas cristãs para celebrar o corpo e o sangue de Cristo, é considerada um feriado facultativo. Sendo assim, fica a critério de cada cidade se a data se torna um feriado local ou se a folga é uma decisão dos gestores.

Na cidade de São Paulo, a data será ponto facultativo. Portanto, todos os órgãos públicos que são considerados não essenciais estarão livres para dar folga aos seus funcionários, contanto que eles compensem o dia mais tarde. No entanto, serviços de grande importância para a sociedade, especialmente saúde e segurança, não vão fechar.

No caso das empresas privadas, os diretores poderão decidir se os colaboradores estarão liberados do serviço para aproveitar o feriado.

Por outro lado, a próxima sexta-feira (17) não contará como emenda. Logo, o dia será de expediente normal. Para aqueles que estão com dúvidas sobre o que abre e fecha em São Paulo, o Diário preparou uma lista do será ou não impactado pelo feriado. Confira:

Comércio

Os gerentes ou proprietários das lojas de shopping centers e dos comércios de rua podem decidir se abrirão as portas no feriado.

Como o Corpus Christi é um ponto facultativo, a folga pode ser dada aos funcionários, desde que haja um acordo prévio entre o empregado e o empregador.

Bancos

As agências bancárias em todo o país não vão abrir na quinta-feira (16). A suspensão temporária das operações ocorrerá até nos municípios em que o Corpus Christi, como feriado ou ponto facultativo, tenha sido antecipado.

Apesar disso, durante o feriado, os clientes poderão recorrer aos serviços de canais digitais e remotos, autoatendimento, atendimento por celular, telefone fixo e computador, que vão funcionar normalmente.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), anunciou recentemente que as atividades nas agências voltarão à normalidade na sexta-feira (17).

Contas de água, energia e telefone, e carnês com vencimento em 16 de junho podem ser pagas, sem acréscimo, no dia seguinte ao feriado.

Ônibus

A SPTrans informou que, na quinta-feira (16), o transporte coletivo da capital paulista vai operar com a tabela de horário de sábado e feriados. Na sexta, as frotas voltam a operar com o horário de dias úteis.

A empresa também afirmou que as atividades dos pontos de venda dos terminais urbanos e Expresso Tiradentes ocorrerão das 6h às 22h na quinta e na sexta-feira.

No entanto, as lojas do Jabaquara, Santana e o Posto Central estarão fechadas no Corpus Christi. No dia seguinte, voltam a funcionar nos horários normais.

Já o Posto de Apoio à Mulher não vai funcionar nos dois dias.

Correios

Em todo o estado de São Paulo, as agências dos Correios vão ficar fechadas na quinta-feira (16), mas voltarão a operar na sexta-feira. Apesar do Corpus Christi, os deslocamentos de encomendas seguem normalmente.

INSS

As agências do INSS não estarão abertas na quinta e na sexta-feira. A Central 135 também não vai funcionar durante o Corpus Christi, exceto os serviços automatizados.

Mas, o atendimento telefônico volta a funcionar na sexta-feira.

O INSS orienta os segurados a usarem o aplicativo Meu INSS caso precisem de algum serviço ou ligar para o 135 caso tenham agendado algum atendimento na sexta e queiram remarcar.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) não vai abrir na quinta-feira (16), portanto, não haverá negociações na entidade. As operações voltam ao horário normal na sexta (17).

Sao Paulo Feriado INSS bancos comércio HOSPITAIS B3 SPTRANS FEBRABAN DESTAQUE CORPUS CHRISTI shopping centers

Leia também