O free flow foi implantado há cerca de um ano no país pelo Ministério dos Transportes
Ana Rodrigues Publicado em 19/04/2024, às 12h14
Implantado há mais de um ano no Brasil pelo Ministério dos Transportes, o free flow, também conhecido como pedágio sem cancela, começará operar em três rodovias de São Paulo.
De acordo com o UOL, essa nova modalidade de pedágio, onde os veículos são identificados pela respectiva placa ou por uma tag instalada no para-brisa, para a posterior cobrança da tarifa, passará a valer nas rodovias SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga).
O governo informou que serão instalados nessas rodovias 15 pórticos de identificação veicular em tempo real, equipados com câmeras e sensores a laser. Serão dois na Mogi-Dutra, um na Mogi-Bertioga, um na Rio-Santos (em Bertioga) e 11 na Padre Manoel da Nóbrega.
A modalidade de pedágio free flow estabelece tarifas de acordo com a distância percorrida entre cada pórtico. As tarifas vão variar entre R$1,08 e R$6,29 a cada passagem, informou a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Para os usuários que utilizam tag (como Sem Parar, ConectCar, Veloe, entre outras), a cobrança da tarifa será automática, incluída na fatura mensal do serviço. Já para os demais condutores de veículos, será necessário pagar o valor devido no site da concessionária, através de um sistema que ainda será implementado. Ainda há a possibilidade de concessão de descontos para os usuários mais frequentes.
Ainda não foi divulgado a localização exata desses pórticos - totalizando 213 km, as três rodovias paulistas que terão pedágio free flow passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.
O consórcio Novo Litoral, liderado pela CBI (Companhia Brasileira de Infraestrutura), venceu o leilão da concessão das três rodovias, pelo período de 30 anos, na última terça-feira (16) e deve assinar o contrato até agosto.
A data do início do pedágio sem cancela nessas rodovias, que hoje são administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ainda não foi definido.
De acordo com o Governo de São Paulo, o consórcio Novo Litoral deverá desembolsar, durante as três décadas da concessão, cerca de R$ 4,3 bilhões nessas rodovias, para promover mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas de ultrapassagem, 47 km de acostamentos e 73 km de ciclovias além de 27 novas passarelas e obras gerais de segurança e drenagem.
O contrato ainda prevê que a oferta aos usuários de serviços de socorro mecânico, guincho, atendimento médico e monitoramento do tráfego por câmeras.
O pedágio sem cancela está em fase de testes na Rodovia Ayrton Senna e há previsão de que seja implementado no trecho norte do Rodoanel. Em dezembro, também começou os testes na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro.
Além dessas operações em fase de testes, sem uma cobrança efetiva, o pedágio free flow já está ativo e operante no trecho da rodovia federal Rio-Santos (BR-101) localizado no do Rio de Janeiro. Os pórticos de cobrança automática estão localizados em três pontos: km 414 (Itaguaí), Km 447 (Mangaratiba), km 538 (Paraty).
Também há pórtico de pedágio free flow na ERS-122, rodovia estadual do Rio Grande do Sul, entre as cidades de Flores da Cunha e Antônio Prado, com gestão da concessionária CSG (Caminhos da Serra Gaúcha).
Em abril, a tecnologia Free Flow também deve ser instalada na MG-459, no trecho de Monte Sião - será a primeira rodovia de Minas Gerais a contar com o novo tipo de cobrança.
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