Diário de São Paulo
Siga-nos

Você viu? Pazuello na CPI, cepa indiana no Brasil, revelações sobre a morte de MC Kevin e o choro de um migrante após chegar a Ceuta

O "Você viu?" é publicado sempre aos sábados no G1.

VOCÊ VIU
VOCÊ VIU

Redação Publicado em 22/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h44


Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 17 a 21 de maio.

A cidade de São Paulo se despede do prefeito Bruno Covas, vítima de câncer. Revelações apontam reviravolta na morte de MC Kevin. A CPI da Covid ouve a testemunha mais aguardada até o momento: Eduardo Pazuello. O Brasil registra os primeiros casos da cepa indiana da Covid. Dose de esperança: um bebê nasce com anticorpos após a mãe ser vacinada durante a gestação. E dicas para colocar em prática no fim de semana: aprenda a identificar sinais de adoecimento de plantas de vasos.

O “Você viu?” é publicado sempre aos sábados no G1.

Adeus a Bruno Covas

Um dos momentos mais emocionantes do velório do prefeito Bruno Covas foi a despedida de seu filho Tomás, de 15 anos. O adolescente passou boa parte da cerimônia abraçado ao médico oncologista Túlio Pfiffer, que cuidou de Covas durante o tratamento contra o câncer, e de quem Tomás se aproximou muito durante esse período. Assista ao vídeo abaixo:

Prefeito de São Paulo, Covas morreu aos 41 anos, no exercício do mandato, vítima de câncer. Seu corpo foi enterrado no Cemitério do Paquetá, em Santos, onde também foi sepultado seu avô, Mário Covas, morto há 20 anos.

Semana crucial na CPI da Covid

Quase um mês após seu início, três assuntos que vieram à tona com base nos depoimentos da CPI da Covid mostram omissões e irregularidades do governo no combate à pandemia: demora na compra de vacinas; demora no socorro ao Amazonas, e uso de tratamentos e remédios sem eficácia.

Em semana crucial, a CPI ouviu sua testemunha mais aguardada: Eduardo Pazuello. Com fila de inscritos para fazer perguntas e após o ex-ministro passar mal (ele teve um episódio de síncope vasovagal), o depoimento precisou até ser pausado e retomado no dia seguinte. Pazuello tentou blindar Bolsonaro e irritou senadores. Segundo o relator, senador Renan Calheiros, Pazuello mentiu 15 vezes.

Antes dele, quem falou à CPI foi Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores — que também foi acusado de mentir pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz.

Ainda está difícil entender o que rolou em mais uma semana quente de CPI? No podcast “Papo de política”, Natuza Nery, Maju Coutinho e a convidada especial, Maria Beltrão, juntam todas as peças desse quebra-cabeça. Dê o play:

Ainda em Brasília

Antes da CPI, o dia amanheceu com a Polícia Federal batendo à porta do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do presidente do Ibama, Eduardo Bim. Eles foram alvo de uma operação contra exportação ilegal de madeira do Brasil para os EUA e a Europa. O ministro do STF Alexandre de Moraes, que autorizou a operação, também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles.

Cepa indiana chega ao Brasil

Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tipo “digno de preocupação global”, a cepa indiana da Covid foi registrada pela primeira vez no Brasil. Seis tripulantes de um navio que chegou ao Maranhão vindo da Malásia foram identificados com variante — um deles está internado em hospital de São Luís, e os demais estão na embarcação, em alto mar.

Navio Shandong da Zhi saiu da Malásia com destino a São Luís — Foto: Arte/G1

Navio Shandong da Zhi saiu da Malásia com destino a São Luís — Foto: Arte/G1

A Índia, aliás, vive dias de tristeza e caos. O país superou os EUA e bateu recorde mundial de mortes por Covid em 1 único dia: 4.529 óbitos — e especialistas ainda apontam subnotificação nos dados oficiais.

Com tantas mortes, o rio Ganges se tornou um “cemitério” com corpos flutuantes ou enterrados às margens.

VÍDEO: Rio Ganges vira 'cemitério' com corpos flutuantes ou enterrados às margens

 Rio Ganges vira ‘cemitério’ com corpos flutuantes ou enterrados às margens

Boas notícias da ciência

Embora a vacinação contra a Covid ainda caminhe a passos lentos no Brasil, uma descoberta encheu o país de esperança. Após ser vacinada durante a gestação, uma mulher deu à luz um bebê com anticorpos.

A mãe, Talita Mengali Izidoro, é médica, trabalha em um posto de saúde da cidade e foi vacinada quando estava com 34 semanas de gestação. No vídeo abaixo, conheça o fofo Enrico:

Mãe fala sobre vacinação contra Covid-19; exame mostrou que bebê nasceu com anticorpos

Mãe fala sobre vacinação contra Covid-19; exame mostrou que bebê nasceu com anticorpos

Choro e desespero

Uma imagem comoveu o mundo: chorando, um jovem migrante com garrafas de plástico amarradas ao corpo chega ao enclave espanhol de Ceuta após nadar na fronteira entre Espanha e Marrocos. Assista:

Garoto migrante nada com garrafas de plástico para não se afogar

Garoto migrante nada com garrafas de plástico para não se afogar

Ceuta é um pequeno pedaço da Espanha no continente africano cercado por território marroquino à beira do Mar Mediterrâneo. Oito mil pessoas — que equivalem a 10% da população de Ceuta — alcançaram, num só dia, duas de suas praias, desencadeando a mais grave crise diplomática das últimas duas décadas entre Espanha e Marrocos.

MC Kevin

A morte de MC Kevin ainda está cercada de dúvidas e peças desencaixadas. “Quero saber realmente o que aconteceu”, disse a mãe dele. Jovem, famoso, bem-sucedido, no auge, o cantor morreu após cair da sacada do 5º andar de um hotel. Ele estava no quarto com um amigo e uma modelo.

A mulher dele, Deolane Bezerra, disse que eles tiveram um “mal-entendido” no dia — no momento da queda, ela estava dormindo no 13º andar, quarto em que eles se hospedaram quando chegaram ao Rio para um show clandestino.

MC Kevin: o que aconteceu antes da morte do funkeiro

MC Kevin: o que aconteceu antes da morte do funkeiro

Na trave

O Brasil não leva o título de Miss Universo desde 1968 (antes, ganhou também em 1963). Na mais recente edição, o país bateu na trave (assim como em 2007, quando a mineira Natalia Guimarães também quase levou o título). Agora, a vice-campeã é a gaúcha Julia Gama, que perdeu a coroa para a mexicana Andrea Meza.

“O que a gente quer é inspirar todas as mulheres do mundo a sentirem esse poder que elas têm dentro delas e usar ele”, disse Julia.

VÍDEO: Brasileira Julia Gama fica em 2º lugar no Miss Universo

Brasileira Julia Gama fica em 2º lugar no Miss Universo

They/them

Demi Lovato agora usa os pronomes “they” e “them”, que são neutros na língua inglesa. Artista anunciou que se identifica como pessoa não binária, ou seja, não se vê nem como homem nem como mulher.

“Isso aconteceu depois de muito trabalho de cura e auto-reflexão. […] Estou fazendo isso por aqueles que não têm conseguido compartilhar quem realmente são com seus entes queridos.”

Demi Lovato na série documental 'Demi Lovato: Dancing with the Devil'  — Foto: Reprodução/YouTube/DemiLovato

Demi Lovato na série documental ‘Demi Lovato: Dancing with the Devil’ — Foto: Reprodução/YouTube/DemiLovato

Vale a pena?

Para atender clientes insatisfeitos com as operadoras de saúde tradicionais, startups chamadas de “health techs” lançaram planos 100% digitais. Em meio à pandemia, elas receberam aportes financeiros superiores a R$ 500 milhões e acumulam mais de 10 mil clientes. Será que vale a pena? Quais são os principais riscos? Ouça o podcast “Educação financeira”:

SOS plantas

O aspecto murcho ou seco da sua planta significa que ela morreu ou só está pedindo ajuda? Especialistas consultadas pelo G1 deram dicas de como perceber os sinais de adoecimento ou morte das plantas que vivem em vasos, além de saber como recuperá-las.

Se o problema da sua for a falta de água, o vídeo abaixo ensina o “truque do balde”, um tipo, digamos, de reanimação. Dá até para ver elas se levantando depois da operação. Assista:

Truque do balde recupera as plantas secas

Truque do balde recupera as plantas secas

Mundo frágil

O Arco de Darwin, formação rochosa no arquipélago de Galápagos (Equador), sofreu erosão e desmoronou no Oceano Pacífico.

“O colapso do arco é um lembrete de como o mundo é frágil. Há muito pouco o que podemos fazer para impedir processos geológicos como a erosão, mas nós temos o dever de proteger as ilhas e sua preciosa vida marinha”, afirmou Jen Jones, do “Galápagos Conservation Trust”.

Após o desmoronamento, restaram apenas dois pilares — Foto: Hector Barrera/Ecuador's Ministry of Environment/AFP

Após o desmoronamento, restaram apenas dois pilares — Foto: Hector Barrera/Ecuador’s Ministry of Environment/AFP

Na Antártica, um bloco de gelo batizado de A-76 se desprendeu e se tornou o maior iceberg do mundo. Agora, o iceberg de cerca de 170 km de comprimento, 25 km de largura e área total de 4.320 km² está à deriva no Mar de Weddell. Entenda, no vídeo abaixo, como os icebergs se desprendem:

Icebergs: por que blocos de gelo se desprendem?

Icebergs: por que blocos de gelo se desprendem?

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias