Diário de São Paulo
Siga-nos

SP tem 1º fim de semana com shows em pé, baladas e 100% das torcidas nos estádios

Depois de quase 600 dias, o estado de São Paulo tem o primeiro final de semana sem restrições determinadas pelo governo de São Paulo para conter a

SP tem 1º fim de semana com shows em pé, baladas e 100% das torcidas nos estádios
SP tem 1º fim de semana com shows em pé, baladas e 100% das torcidas nos estádios

Redação Publicado em 06/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h13


Retomada desses eventos acontece no momento em que o estado superou a marca de mais de 70 milhões de doses aplicadas de vacinas contra Covid-19. Uso de máscara em qualquer ambiente e comprovante de vacinação continuam obrigatórios

Depois de quase 600 dias, o estado de São Paulo tem o primeiro final de semana sem restrições determinadas pelo governo de São Paulo para conter a disseminação do coronavírus.

A suspensão começou na segunda-feira (1), mas este sábado (6) e domingo (7) será o primeiro fim de semana com eventos liberados após estarem proibidos: os shows com público em pé, as pistas de danças e a volta de 100% dos torcedores ao estádios de futebol, segundo as regras do Plano SP de flexibilização econômica.

Com isso, todos os estabelecimentos do estado podem funcionar sem restrição de público e horário. O uso de máscaras, no entanto, continua sendo obrigatório.

Cabe a cada município definir se segue o governo do estado. A capital paulista seguiu a orientação e vai liberar todos os eventos a partir desta segunda.

A quarentena imposta pelo governo do estado começou no dia 24 de março de 2020. Naquela época, 30 pessoas haviam morrido vítimas da Covid-19. Durante os 587 dias que duraram o Plano São Paulo, o governo foi prorrogando e flexibilizando as regras da quarentena.

A retomada desses eventos a partir desta segunda acontece no momento em que o estado superou a marca de 70 milhões de doses aplicadas de vacinas contra Covid-19.

Segundo o vacinômetro do governo paulista, pelo menos 87,63% da população adulta já tinha tomado a segunda dose das vacinas contra a doença até este domingo (31).

A autorização para a volta desses eventos é a última etapa para a volta de 100% das atividades culturais no estado, que começaram a retomada gradual em 17 de agosto, com a volta de eventos sociais, museus e feiras corporativas.

Governo de SP anuncia volta de torcida a estádios a partir de 1 de novembro  — Foto: Reprodução/GESP

Governo de SP anuncia volta de torcida a estádios a partir de 1 de novembro — Foto: Reprodução/GESP

De acordo com o governo paulista, a liberação só está autorizada mediando o cumprimento dos seguintes protocolos sanitários para o funcionamento de eventos com público:

  • Uso obrigatório de máscara em qualquer ambiente;
  • Respeito aos protocolos de higiene;
  • 100% da população adulta com acesso à 1ª dose da vacina.

Na capital paulista, desde 1º de setembro a Prefeitura da Cidade de São Paulo instituiu o chamado “passaporte da vacina” para eventos com mais de 500 pessoas.

O “passaporte da vacina” poderá ser apresentado por aplicativo de celular, chamado E-saúde, ou em formato físico (saiba como baixar a versão digital mais ao fim da reportagem).

Vista aérea do Estádio do Morumbi antes da partida entre São Paulo e Corinthians, válida pelas semifinais do Campeonato Paulista 2017 — Foto: LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO

Vista aérea do Estádio do Morumbi antes da partida entre São Paulo e Corinthians, válida pelas semifinais do Campeonato Paulista 2017 — Foto: LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO

100% do público nos estádios

Em 4 de outubro deste ano, os estádios voltaram a ter 30% do público para assistir a partidas de futebol . Em 15 de outubro, 50% do público já estava permitido nas arenas e, agora, em 1º de novembro, 100%.

No caso dos estádios de futebol, as regras para frequentar os estádios são as seguintes:

  • Estar com o cartão de vacinação contra a Covid-19 (físico ou pelo aplicativo ConecteSUS);
  • Ter tomado as duas doses ou a dose única das vacinas;
  • Uso de máscara obrigatório;
  • Para torcedores que tiverem recebido apenas a primeira dose dos imunizantes: apresentar um teste de antígeno feito, no máximo, 24h antes da partida ou um teste PCR feito, no máximo, 48h antes da partida.
Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) mostra aplicativo de 'passaporte da vacina', que ainda não tem data para ser lançado. ser lançado  — Foto: Reprodução/Youtube

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) mostra aplicativo de ‘passaporte da vacina’, que ainda não tem data para ser lançado. ser lançado — Foto: Reprodução/Youtube

Como baixar o ‘passaporte da vacina’

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os participantes dos eventos poderão baixar o QR Code do “passaporte da vacina” no aplicativo E-saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.

É necessário fazer um cadastro com dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone.

Caso não tenha acesso ao aplicativo, também é possível apresentar o comprovante físico que é entregue no momento da imunização.

A Secretaria Estadual da Saúde também oferece o comprovante de vacinação em formato digital por meio do aplicativo do Poupatempo Digital

Nota da Secretaria da Saúde

“A Secretaria de Estado da Saúde informou que os índices da pandemia em SP seguem em queda, fruto das quase 72 milhões de doses de vacina aplicadas. 100% da população adulta já tomou pelo menos uma dose e 87,6% tem a imunização completa.

Mediante dos dados, está autorizada a partir de amanhã (1), 100% de ocupação em shows, espetáculos, atividades de entretenimento e modalidades esportivas. O uso de máscaras segue obrigatório e continuam recomendadas medidas de higiene, como uso de álcool, por exemplo. Para entrada e participação nestes eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para Covid-19.

O Comitê Científico de São Paulo continua monitorando a pandemia no estado e a pasta estadual ressalta que todas as medidas tomadas levam em consideração critérios técnico-científicos para a proteção da população. Importante ressaltar também que a continuidade da imunização, como a segunda dose da vacina são fundamentais para que as medidas de flexibilização continuem sendo adotadas de maneira segura.”

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias