Diário de São Paulo
Siga-nos

Solange Frazão celebra conquistas: “SEMPRE FUI MUITO DETERMINADA”

Com um sorriso largo e uma voz suave e baixa, Solange Frazão abre a porta de sua casa, localizada em um condomínio nobre de São Paulo, para a equipe da QUEM

Solange Frazão celebra conquistas: “SEMPRE FUI MUITO DETERMINADA”
Solange Frazão celebra conquistas: “SEMPRE FUI MUITO DETERMINADA”

Redação Publicado em 28/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h00


Eterna musa fitness relembra sua trajetória, os desafios de criar três filhos sozinha e ainda celebra a chegada dos netos aos 55 anos

Com um sorriso largo e uma voz suave e baixa, Solange Frazão abre a porta de sua casa, localizada em um condomínio nobre de São Paulo, para a equipe da QUEM Acontece. Simpática, ela se comporta do mesmo jeito com seus filhos, funcionários e vizinhos ao longo do ensaio fotográfico. Por trás do jeito e do físico de menina-moça, que ela ainda mantém aos 55 anos, sua personalidade forte e determinada se revela em nossa entrevista.

“Essa casa e tudo que eu tenho hoje são conquistas minhas! Não foram heranças de ex-maridos. Foram conquistados pelo meu trabalho”, orgulha-se ela, que já foi casada duas vezes e é mãe de três filhos: BrunaThabata Lucca.

“Foi muito complicado criar os meus filhos sem um companheiro, mas maior que isso foi o meu amor próprio. Eu me amo antes de qualquer outra coisa”, frisa.

O orgulho de sua trajetória está nas paredes de sua residência de 430 metros quadrados, por meio de painéis com o seu rosto estampado e quadros com capas de revistas que fez.

A casa de três andares, que foi ocupada em 2011, está em constante transformação. Uma delas se deu quando as filhas se casaram e se mudaram para um condomínio vizinho. Para as tranformações nos ambientes, Solange conta com a ajuda da filha Thabata, que é arquiteta.

“No começo deu um pouco de tristeza ver os quartos delas vazios. Mas logo tirei as camas delas e fiz de um dos quartos um closet exclusivo para mim”, conta ela, que ainda vive com o caçula, Lucca, a mãe e dois gatos.

Com a chegada do primeiro neto, Thiago, de 1 ano e 4 meses, filho de Thabata, e da neta Maria Luiza, filha de Bruna, nascida após o ensaio, no dia 22 de junho, Solange pretende fazer novas mudanças, ela quer deixar a casa ainda mais aconchegante. Thabata está grávida de seis meses do segundo filho, que se chamará Tom.

“Fiz um sofá gigante para ela poder ficar com todos os netos que estão por vir. Também me preocupei com a cozinha, que é um ponto de encontro da família. Pode até não parecer, mas a minha mãe adora cozinhar! A casa está em constante mudança. Acho que já mudamos umas cinco vezes desde que ela veio para cá”, conta Thabata.

O escritório é outro cantinho que Solange gosta de passar um tempo. Hoje ela atua como empresária vendendo seu método de exercícios, que é encabeçado por seu filho e personal trainer Lucca. Já a primogênita Bruna, que é publicitária, cuida de sua imagem por meio das redes socias – pelo qual ela fatura mais de 30% de sua renda atual -, e a ajuda a desenvolver palestras motivacionais.

Solange e o neto Thiago (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Solange e o neto Thiago (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Realizada profissionalmente, ela também tem se realizado em uma área que sentia ter uma lacuna: na vida amorosa. Namorando há quase seis anos o empresário Pyero Tavolazzi, ela celebra a atual fase.

“Nesses anos todos, meu trabalho me realizou muito, mas fiquei sem encontrar um amor. Tive dois casamentos que não deram certo. Eu sempre achei que precisava me completar com o amor. Encontrei o Pyero. Vamos fazer seis anos juntos no final deste ano. Ele é uma pessoa muito especial. Tenho certeza que foi Deus que o colocou na minha vida”, diz.

Se casar novamente? Solange tem esse sonho, mas afirma que a decisão ainda não foi tomada porque preza por sua liberdade. “Tenho esse sonho ainda. Eu me vejo casada mais uma vez. O casamento me encanta e ele nunca foi casado. Mas, por outro lado, penso muito no dia a dia e na minha independência. Por isso, o casamento é algo que ainda tenho que pensar muito. Não apareceu esse momento. Ele ainda não mora comigo, mas estamos juntos todos os finais de semana. Gostamos muito de viajar. Vivemos superbem assim”, explica.

Solange e o namorado, Pyero Tavolazzi (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Solange e o namorado, Pyero Tavolazzi (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

QUEM: Como foi criar três filhos sozinha enquanto construía uma carreira de sucesso?
SOLANGE FRAZÃO:
 Não foi fácil. Tive que tomar todas as decisões sozinhas. Quando você tem filhos pequenos, se sente muito mais sozinha ainda. Mas não me deixava abalar. Sempre fui muito determinada. Separava os meus horários de uma forma que desse para eu participar da vida deles. Estava sempre com eles nas refeições. Também fazia questão de levar e de buscar na escola e fazia a lição de casa junto. Consegui conciliar com sucesso o trabalho com a maternidade.

QUEM: Isso fortaleceu ainda mais o seu relacionamento com os seus filhos?
S.F.:
 Somos muito ligados. Sou muito caseira e gosto de ficar em casa, vendo filmes, ir para cozinha, fazer uma almoço ou um jantar. Às vezes, meu namorado me convida para viajar no fim de semana, mas eu falo não e invento um programinha em família na minha casa. Até hoje a gente está sempre por perto.

QUEM: Como foi lidar com a saída de casa das suas filhas?
S.F.:
 Teve aquela emoção de ver o quarto vazio no começo, aquela tristeza, mas como elas moram perto, passei a não me sentir mais assim. Morar perto foi uma condição que dei para elas saírem da minha casa (risos). Até já contei, chego na casa delas em dois minutos e 30 segundos. Falou “mãe”, eu já cheguei. É uma delícia morar perto delas. A gente vive uma na casa da outra.

QUEM: Desde quando você viu a importância do esporte e da alimentação para a sua saúde?
S.F.: 
Sempre gostei de esportes. Não gostava muito de ficar quietinha, brincando de boneca, de pintar… Eu vivia em uma rua fechada e por isso estava sempre brincando fora de casa ou na praça. Tinha uma vida de interior! Gostava muito de brincar de jogar bola com o meu irmão. Com sete anos, tive um problema grave de saúde, uma bronquite asmática forte. Se eu não fosse uma esportista, teria problemas respiratórios. Comecei a fazer natação por recomendação médica. Isso marcou a minha vida. Lembro que ele falou que eu ia precisar fazer exercícios para a vida toda para abrir os pulmões. Meus pais ficaram tão preocupados que me colocaram na natação e no vôlei e começaram a prestar atenção também na minha alimentação. Os anos se passaram e quase virei uma atleta. Participei até de campeonatos de vôlei interestaduais.

Solange Frazão (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

QUEM: Por que não quis ser atleta?
S.F.:
 Tive que parar de praticar vôlei aos 16 anos porque meus pais se separaram e tive que começar a trabalhar para ajudar os meus pais. O esporte me ensinou a não desistir, a ter disciplina, caráter, saber perder…  Então, quando veio uma adversidade, eu não me desesperei e corri atrás. Mas tive que deixar aquela vida de conforto e o esporte, que eu amava tanto. Deixei o vôlei, handebol e até a natação. Pela minha aparência, consegui trabalhar como secretária e vendedora de loja. Daí apareceu a oportunidade de me candidatar a um concurso de miss em 1982. Tinha 17 para 18 anos, ganhava muito pouco, estava estudando e meu pai estava passando por dificuldades. Daí eu falei: “pai, não se preocupa. Eu vou concorrer o concurso e vou ganhar”. Eu ia usar o que eu tinha de melhor: o meu sorriso e o meu cabelo. As minhas medidas também eram perfeitas. Tinha tornozelo de 21 centímetros, cintura de 60, busto e quadril de 90… Fui ganhando concursos até chegar ao Miss São Paulo, que tinha um prêmio muito bom, um carro. Meu pai não tinha um carro. Parecia muito difícil vencer o concurso, mas eu estava determinada e falei: “pai, vou ganhar esse carro para você”. Eu ganhei e depois fui segundo lugar no Miss Brasil e no Miss Mundo também fui vice. Essa determinação com a vida foi o esporte que me deu. Com o dinheiro que ganhei pude investir em um futuro melhor.

QUEM: Como você encontrou o seu caminho como musa fitness?
S.F.:
 Eu fazia faculdade de Educação Física e meu sonho era dar aula em escola particular. Mas comecei a ver uma oportunidade maior após uma academia grande chegar no Brasil. Tracei uma meta de vida, queria ser a melhor e ser reconhecida pelo meu trabalho. Fiz o curso de personal trainer. Antes nem existia esse tipo de profissional aqui no Brasil. Lembro que algumas pessoas me falaram: “Você vai fazer o que com Educação Física? Você não vai ser nada além de uma professora de escola”. Eu tinha um foco! Eu vi que as mulheres precisam de uma pessoa como referência, que mostrasse a importância de se cuidar. Comecei a testar em mim aquilo que tinha estudado. Eu tinha 34 anos e três filhos e fui ficando bem, com o abdome definido e em boa forma. As pessoas só me elogiando e vendo que aquilo dava certo. Comecei a ser reconhecida e quando estava com 38 anos, um empresário de artistas viu o meu trabalho e aí começou a minha história. Fui no programa da Hebe Camargo e ela me falou: “Você é uma musa fitness e a partir de hoje a sua vida vai mudar”. Ela foi a minha madrinha! Virei uma celebridade fitness.

Solange Frazão ama cozinhar (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Solange Frazão ama cozinhar (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

QUEM: Mas você era uma das poucas mulheres com o corpo definido. Sofria preconceito?
S.F.: 
Claro! Mas eu mostrava que não precisava ser masculinizada quem fazia esse tipo de trabalho. Dava ainda para ser feminina e forte. As mulheres amavam e queriam ficar iguais, mas os homens tinham um certo preconceito.

QUEM: Hoje tem um boom das musas fitness. O que acha disso?
S.F.:
 Vejo só vantagem. Admiro muito as musas fitness atuais. Era isso que eu queria, ver mais mulheres buscando uma vida saudável. Só me preocupo quando vejo algumas musas usando um artifício a mais para ficar com o corpo que elas querem. Não é esse o objetivo. A ideia é buscar saúde, mas sem exageros.

QUEM: Você teve que se reinventar para continuar no mercado como uma referência?
S.F.:
 Para mim foi uma crescente. Deixei de trabalhar como personal há 20 anos. Passei a ser musa fitness, apresentadora, empresária… Mas fico feliz por ainda hoje, aos 55 anos, ser uma referência para muitas meninas. A cada ano que passa, acho que tenho coisas novas para mostrar. Posso mostrar que uma mulher que está na menopausa ainda pode ter músculos, cabelos e unhas bonitas, uma pele boa. Acho que a mulher pode envelhecer de uma boa forma. Sou uma exemplo disso.

QUEM: Como é a sua alimentação hoje?
S.F.:
 Não tenho nenhum tipo de neurose. Não sou daquelas que não pode comer nada com lactose, com glúten, que só come frango com batata doce, que não come fruta… Gosto de fazer experiências e ficar 21 dias sem comer alguma coisa para fazer a interferência que aquilo tem no meu corpo. Então vou me adaptando, mas sem nenhuma loucura. Dou muito valor a tudo que vem da terra. Na minha casa não tem enlatados ou coisas que façam mal. Queijos, por exemplo, sempre prefiro os de cabra ou de soja. Fui me adaptando a esses estudos novos.

QUEM: Mas tem alguma coisa que você não coma?
S.F.: 
Tem. Não como açúcar e nem fritura! É quase nunca. Como doces com açúcar de coco.

Solange Frazão (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Solange Frazão (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

QUEM: Você parece ser tranquila em relação ao envelhecimento. Nunca fez plásticas?
S.F.: 
Não tenho artifícios, botox… Não tenho essa preocupação de envelhecer. Acho que a gente tem que acompanhar o tempo. Acho linda a minha mãe com 80 anos. As ruguinhas fazem parte. Mas a gente não pode desistir de se sentir bonita. Claro que faria um ajuste se necessário, mas nada exagerado. Talvez um botox. Já fiz nas marcas de expressão, mas nunca fiz preenchimento ou cirurgias. O que a tecnologia puder me oferecer de mais natural, vou recorrer.

QUEM: O que você ainda sonha em conquistar?
S.F.: 
Quero um grande amor. O amor move montanhas mesmo e faz muita diferença. Nesses anos todos, meu trabalho me realizou muito, mas fiquei sem encontrar um amor. Tive dois casamentos que não deram certo. Eu sempre achei que precisava me completar com o amor. Encontrei o Pyero. Vamos fazer seis anos juntos no final deste ano. Ele é uma pessoa muito especial. Tenho certeza que foi Deus que o colocou na minha vida.

QUEM: Como foi esse encontro?
S.F.: 
Ele me contratou para um evento da agência de publicidade e eventos dele que se chamava O Dia do Coração. Olha que incrível! Eu precisava dar uma aula no Parque Villa-Lobos para três mil pessoas. O palco deu uma descida no momento que eu estava fazendo um exercício. Torci o meu joelho e rompi o ligamento. Saí de lá direto para o hospital e para operar. E ele ficou muito preocupado. Nos aproximamos por uma fatalidade, apesar de eu achar que não foi apenas isso, foi um plano de Deus. Ficamos alguns meses conversando como amigos antes de começar a namorar com ele. O que é mais lindo é que ele me aproximou de Deus. Eu estava sem tempo de fazer minhas orações, querendo fazer tudo… Ele é muito calmo e religioso e me trouxe de volta o amor e a presença de Deus.

QUEM: Você ainda tem o sonho de se casar com ele?
S.F.:
 Tenho esse sonho ainda. Eu me vejo casada mais uma vez. O casamento me encanta e ele nunca foi casado. Mas por outro lado, penso muito no dia a dia e na minha independência. Por isso, o casamento é algo que ainda tenho que pensar muito. Não apareceu esse momento. Ele ainda não mora comigo, mas estamos juntos todos os finais de semana. Gostamos muito de viajar. Vivemos superbem assim.

QUEM: Vocês não pensam em ter seus filhos por meio da adoção?
S.F.: 
Ele não quer ter filhos e eu não posso. Mas já temos os meus netos. Ele ama como filhos.

QUEM: E profissionalmente, como está a sua vida hoje?
S.F.:
 Hoje meu filho comanda um grupo de pessoas que trabalham em prédios, casas e academias com o método Solange Frazão. Eu agora sou mais uma referência. Sigo o método dele, que é o meu personal. Sou a modelo. Ele experimenta os exercícios em mim, antes de passar para as outras pessoas. Também estou dando palestras. Amo! Nem vejo isso como um jeito de ganhar milhões. É mais uma uma realização pessoal. É muito bom poder estar perto das mulheres. Quero levar o empoderamento para elas. Muitas pensam, “quero ser como ela”, mas desistem. Eu mostro que elas devem seguir em frente e não desistir de seus sonhos. Se a gente não se cuidar muito, a gente não vai viver muito. Quero ser bisavó! Como? Cuidando da saúde. Não é uma dieta que vai fazer isso. É um estilo de vida saudável. Hoje até meus pais fazem exercícios com mais de 80 anos. Mostro essa importância nas palestras. Além de contar a minha trajetória. É uma palestra motivacional.

AGRADECIMENTOS: EDSON FERREIRA BY GALERIA (CABELO E MAKE)/ BLUE GARDÊNIA (PRODUÇÃO)/ FRUIT DE LA PASSION (LOOK)

Solange e o namorado, Pyero Tavolazzi (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Solange e o namorado, Pyero Tavolazzi (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Solange Frazão e as filhas Bruna e Thabata (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Solange Frazão e as filhas Bruna e Thabata (Foto: Eduardo Saraiva/Quem Acontece)

Solange o o filho, Lucca, seu atual personal (Foto: Arquivo pessoal )

Solange o o filho, Lucca, seu atual personal (Foto: Arquivo pessoal )

Compartilhe  

últimas notícias