Diário de São Paulo
Siga-nos

Sedec eleva para alerta máximo operação de gerenciamento de riscos

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, elevou o status de operação do Centro Nacional de

Sedec eleva para alerta máximo operação de gerenciamento de riscos
Sedec eleva para alerta máximo operação de gerenciamento de riscos

Redação Publicado em 25/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h18


Espírito Santo e Minas têm seis municípios em situação de emergência

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, elevou o status de operação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para alerta máximo. Neste sábado (25), o governo federal realiza reunião com representantes de diversos órgãos para traçar um plano de ação nos municípios mais afetados pelas chuvas.

O governo federal decretou ainda, de forma sumária, o estado de calamidade pública nas cidades capixabas de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta e a situação de emergência em Belo Horizonte e Contagem, Minas Gerais.

Equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional atua em apoio aos trabalhos de resposta às fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo e a região metropolitana de Belo Horizonte. Profissionais da Defesa Civil Nacional estão em ambas as localidades para auxiliar na mitigação dos danos humanos e materiais causados pelos desastres.

O regime de atenção teve início na segunda-feira (20) e é parte da Operação Chuvas de Verão 2020. Nos próximos dias, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, vai sobrevoar as localidades mais afetadas pelas chuvas.

Desde quarta-feira (22), alertas têm sido emitidos em decorrência de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação na faixa que compreende o Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e o Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. A pasta ressalta que, dentro da mancha de impactos, há localidades que já estão sofrendo com as chuvas registradas desde o dia 17 de janeiro.

As recomendações são destinadas a órgãos de proteção e defesa civil estaduais e municipais e a moradores de áreas de risco nas regiões que poderão ser afetadas. Há possibilidade de ocorrerem desastres naturais como inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo.

Alertas

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, somente em janeiro deste ano, a Defesa Civil Nacional já disparou mais de 2 mil alertas de desastres naturais para todo o Brasil. Os números incluem os avisos emitidos por SMS para os celulares cadastrados e para os usuários de TV por assinatura, serviço que não requer cadastro.

O envio dos alertas ocupa papel central na mitigação de danos materiais e preservação da segurança e da vida da população em áreas de risco, especialmente diante das fortes chuvas que deverão prosseguir neste fim de semana atingindo os estados do Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

A Defesa Civil Nacional orienta as pessoas que moram em áreas de risco, ou que já tenham registrado desastres anteriormente, a procurar os órgãos locais de defesa civil para ter acesso ao plano de contingência de sua região. É importante conhecer as rotas de fuga e os pontos seguros para uso em momento prévio ao desastre.

Os interessados em receber alerta da Defesa Civil devem enviar para o número 40199 um SMS com o CEP de interesse. De imediato, as seguintes frases confirmarão o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Para cancelar, envie sair e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Já os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estadosl e não necessitam de cadastro prévio.

AGENCIA BRASIL 

Compartilhe  

últimas notícias