Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia investiga caso de racismo contra deputado Orlando Silva: ‘Aqui não é seu lugar’, disse agressor em restaurante de SP

A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar uma denúncia de racismo contra o deputado federal Orlando Silva (PC do B). Nas redes sociais,

Polícia investiga caso de racismo contra deputado Orlando Silva: ‘Aqui não é seu lugar’, disse agressor em restaurante de SP
Polícia investiga caso de racismo contra deputado Orlando Silva: ‘Aqui não é seu lugar’, disse agressor em restaurante de SP

Redação Publicado em 05/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h23


A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar uma denúncia de racismo contra o deputado federal Orlando Silva (PC do B). Nas redes sociais, o político declarou que foi vítima de agressões verbais em um restaurante na Liberdade, região central de São Paulo, na noite de segunda-feira (2), segundo denúncia feita pelo político nas redes sociais.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) do DHPP recebeu requerimento nesta quarta-feira (4) e instaurou inquérito policial para apurar os crimes de racismo, ameaça, injúria, calúnia e difamação. “Diligências são realizadas visando ao esclarecimento dos fatos”, disse a pasta.

Segundo a denúncia do deputado nas redes sociais, um homem teria se levantado da mesa para atacá-lo por conta de seu posicionamento político. Depois, o agressor teria empurrado uma mulher que estava junto com o político e tentado buscar uma cadeira para agredir outra pessoa.

“De repente, o sujeito se levanta e diz: ‘O que faz aqui? Aqui não é seu lugar!’ E rapidamente passa a fazer agressões verbais contra mim, contra minha atuação política, contra o que represento, e a falar que Bolsonaro iria nos destruir”, disse Silva, nas redes sociais.

De acordo com o relato, o homem foi expulso por funcionários do restaurante. Orlando Silva disse ainda que registrou um boletim de ocorrência e que pretende processar o agressor.

“Quando ele rompeu a barreira feita pelos funcionários, as pessoas que estavam comigo se puseram de pé. Ele tudo fez para me tirar do sério, mas consegui manter a serenidade”, disse.

“Ao final, os funcionários do restaurante conseguiram retirar o sujeito do local. Essa postagem é uma denúncia e um pedido de ajuda na identificação desse sujeito! Registramos o BO e vamos processá-lo. Aguardamos que a polícia identifique o agressor o mais rápido possível”, completou.

Na denúncia, o deputado declarou ainda que sua posição na política, enquanto homem negro, incomoda.

“Sei que incomoda muito um homem negro que ocupa espaço de poder e faz combate sem trégua a Bolsonaro e ao bolsonarismo. Mas não vamos nos intimidar, não vamos recuar! Ao contrário! Vamos avançar com mais determinação na luta contra o fascismo”, disse, na publicação.

.

.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias