Diário de São Paulo
Siga-nos

Papa empossa 13 novos cardeais e expande influência sobre futuro conclave

O  Papa Francisco deu posse neste sábado a 13 novos cardeais, incluindo Wilton Gregory, arcebispo de Washington (EUA), primeiro afro-americano a ser indicado

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 28/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h05


Grupo heterogêneo inclui arcebispo do EUA, o primeiro afro-americano a ser nomeado; em cerimônia, Francisco adverte sobre tentação da ‘corrupção’

O  Papa Francisco deu posse neste sábado a 13 novos cardeais, incluindo Wilton Gregory, arcebispo de Washington (EUA), primeiro afro-americano a ser indicado para o cargo. Com as mudanças, o Pontífice expande ainda mais sua influência sobre o grupo que um dia elegerá seu sucessor.

Os novos cardeais são seis italianos, um mexicano, um maltês, um espanhol, um americano, um filipino, um ruandês e um de Brunei. A lista inclui o arcebispo de Santiago do Chile, o espanhol residente no país Celestino Aós, e bispo emérito de San Cristóbal de las Casas (México), Felipe Arizmedi Esquivel, que tem mais de 80 anos e não poderá participar no conclave.

Os religiosos foram empossados em uma cerimônia, conhecida como consistório, que foi consideravelmente reduzida por causa da pandemia da Covid-19 . Em vez dos habituais milhares, apenas dez convidados por cardeal oram permitidos na Basílica de São Pedro. O Papa Emérito Bento XVI, de 93 anos, participou de uma reunião privada com Francisco e os novos cardeais. Em diversos momentos, no entanto, Francisco e Bento XVI foram registrados sem máscaras, a despeito de suas idades avançadas.

Por conta da crise sanitária, 11 novos cardeais, todos com os trajes litúrgicos vermelhos, acompanharam a cerimônia de máscara e com distanciamento uns dos outros para evitar a propagação do novo coronavírus. Em razão da quarentena determinada pelo governo da Itália, dois dos designados, provenientes da Ásia, não puderam estar presentes e tiveram que participar da cerimônia virtualmente, um feito inédito na história da Igreja Católica .

Além disso, os religiosos não poderão trocar o chamado “abraço da paz” nem poderão participar das famosas “visitas da cortesia”, um dos momentos mais célebres e democráticos da nomeação. Neste momento, seriam abertas as portas do palácio apostolico para todas as pessoas que desejassem cumprimentá-los e felicitá-los pela nomeação.

Nove dos 13 cardeais têm menos de 80 anos e são elegíveis, segundo a lei da Igreja, para participar do conclave secreto que escolherá o próximo Papa quando Francisco morrer ou renunciar, a exemplo do seu antecessor Bento XVI.

Foi o sétimo consistório de Francisco desde sua eleição em 2013. Ele já nomeou 57% dos 128 cardeais eleitores, a maioria dos quais compartilha sua visão de uma Igreja mais inclusiva. Até agora, ele nomeou 18 cardeais de países que nunca tiveram um, quase todos do mundo em desenvolvimento. No consistório de sábado, Brunei e Ruanda tiveram seus primeiros cardeais.

Embora a Europa ainda tenha a maior parcela de cardeais eleitores, com 41%, esse número caiu em relação aos 52% de 2013, quando Francisco se tornou o primeiro papa latino-americano.

Papa faz alerta sobre corrupção

O Papa Francisco advertiu os 13 novos cardeais que receberam neste sábado o título cardinalício no Vaticano sobre a tentação de cair em “corrupção” durante a vida religiosa e, sobretudo, de sentir-se uma “eminência”.

“Pensem em todos os tipos de corrupção que podem encontrar na vida religiosa. Todos amamos Jesus, todos queremos segui-lo, mas devemos estar sempre atentos para seguir em seu caminho”, afirmou o Pontífice durante a cerimônia. “Por exemplo, o vermelho púrpura do hábito cardinalício, que é a cor do sangue, pode se tornar, pelo espírito mundano, uma distinção eminente. Assim, a pessoa não se sente mais um pastor, e sim uma eminência. Quando você sentir isso, você se sentirá fora do caminho.”

Os novos cardeais formam um conjunto bastante heterogêneo, “bergogliano”, como salientaram alguns vaticanistas diante das nomeações em referência ao nome do Papa, Jorge Mario Bergoglio. Há párocos, um frade franciscano, um núncio aposentado, membros da Cúria, bispos de vários continentes, um ex-diretor da Caritas e entre outros.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias