Diário de São Paulo
Siga-nos

Zoológico depende de licenças ambientais para aumentar quantidade de animais no local

O Zoológico Municipal de Araçatuba (SP) passa por obras de readequação e depende de licenças ambientais da Secretaria Estudal de Meio Ambiente para receber

Zoológico  depende de licenças ambientais para aumentar quantidade de animais no local
Zoológico depende de licenças ambientais para aumentar quantidade de animais no local

Redação Publicado em 24/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h09


Cetesb informou que zoológico precisa reformar recinto das aves de rapina e só depois autorizará a entrada de novos animais.

O Zoológico Municipal de Araçatuba (SP) passa por obras de readequação e depende de licenças ambientais da Secretaria Estudal de Meio Ambiente para receber novos animais no local. Em quatro anos, 11 animais que viviam no zoológico morreram e essa quantidade de bichos não foi reposta.

A Cetesb informou, por meio de nota, que o zoológico precisa reformar o recinto das aves de rapina e só depois expedirá a licença ambiental para autorizar a entrada de novos animais. A prefeitura não disse quando vai terminar a reforma.

No zoológico, há 263 animais de 25 espécies diferentes, mas a maioria é de jabutis, queixadas e aves. O local vivia uma onça de 14 anos, que morreu no domingo (20), vítima de pneumonia. Nos últimos quatro anos, dez animais morreram no espaço. A última morte foi de uma onça parda, em fevereiro deste ano. Outros animais como ema, hipopótamo e leoa já morreram no zoo de Araçatuba.

A situação começou em 2011 quando o Ministério Público denunciou maus-tratos de animais à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Na época, uma vistoria foi feita no zoológico e a prefeitura foi obrigada a fazer obras de adequações. Na reforma, foi gasto R$ 1,25 milhão.

O diretor de gestão e proteção ambiental do zoológico, Marcelo Oliveira, diz que aguarda apenas uma vistoria técnica do orgão ambiental para conseguir as licenças de instalação e manejo.

Jacaré é um dos animais em exposição no zoológico  (Foto: Reprodução/TV TEM)

Jacaré é um dos animais em exposição no zoológico (Foto: Reprodução/TV TEM)

Compartilhe