Diário de São Paulo
Siga-nos

Universidade de Yale estuda paciente que está com Covid há 471 dias

Caso foi descrito em uma pesquisa que ainda não foi publicada, mas apresenta paciente com três variantes diferentes no corpo.

Imagem Universidade de Yale estuda paciente que está com Covid há 471 dias

Redação Publicado em 08/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h38


Pesquisadores de Yale divulgaram um estudo que analisa o caso crônico de Covid-19 de um paciente que testa positivo para a doença há 471 dias – 1 ano, 3 meses e 16 dias. A pesquisa está disponível somente em versão prévia e ainda não foi revisada por outros médicos.

O paciente estudado tem câncer e possui dentro do seu sistema três variantes do coronavírus coexistindo em alta velocidade de mutação.

“Durante a infecção, encontramos uma taxa evolutiva acelerada do vírus, que se traduz em 35 substituições de nucleotídeos por ano, aproximadamente duas vezes maior que a taxa evolutiva global do Sars-CoV-2”, explicam os pesquisadores.

Pessoas com câncer, vivendo com HIV avançado, que passaram por um transplante ou que têm problemas renais ou autoimunes são mais prováveis de terem infeções prolongadas pelo coronavírus.

Ao analisar a taxa evolucionária do vírus, comprovaram que novas variantes podem surgir simultaneamente de uma mesma pessoa que apresenta a infecção crônica, podendo potencialmente se espalhar.

“Nossas descobertas demonstram que infecções crônicas não tratadas aceleram a evolução do Sars-CoV-2, proporcionando oportunidade para o surgimento de variantes geneticamente divergentes e potencialmente altamente transmissíveis, como visto com delta e ômicron”, dizem.

No caso do paciente analisado, os vírus continuam infecciosos e o paciente tem alta carga viral, mas não possui sintomas da doença.

“Isso pode ser muito problemático, porque muitas infecções crônicas, como foi o caso desse paciente, permanecem assintomáticas para Covid-19, e os infectados podem se sentir bem o suficiente para retomar interações regulares com outras pessoas”, apontam.

Compartilhe  

últimas notícias