Diário de São Paulo
Siga-nos

Santos será sede de evento mundial da Unesco; discussão será sobre cidades criativas

No encontro serão debatidos temas sobre economia e outras frentes que impulsionam as cidades pela busca da qualidade de vida.

Imagem Santos será sede de evento mundial da Unesco; discussão será sobre cidades criativas

Redação Publicado em 10/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h36


A partir do próximo dia 18 até 22 deste mês, Santos vai sediar a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, um evento global para troca de experiências e informações sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano.

Para evento deste porte, a cidade é a primeira da América Latina a ganhar status de sede. A programação prevê a participação de representantes de cidades de diversas regiões do mundo. Neste período serão compartilhadas políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro.

Entre as cidades que já confirmaram presença estão Quebec (Canadá), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia), Dacar (Senegal), Seul (Coreia do Sul), Milão (Itália), Bristol (Inglaterra) e Guadalajara (México), e outras.

Entre os conferencistas estarão representantes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.

Segundo os organizadores, dos desafios impostos pelo século 21, a cultura e a economia criativa, em particular, representam uma oportunidade importante para a transformação da sociedade, especialmente nos centros urbanos, que devem concentrar 68% da população mundial até o ano de 2050, segundo estudos recentes.

Com uma extensa programação, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco vai destacar o papel da cultura e da criatividade como força motriz para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas com as premissas globais estabelecidas pela Organização.

“Esta única e dinâmica rede de cidades é uma plataforma potente para o compartilhamento de iniciativas inovadoras. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades-membro têm utilizado a cultura e a criatividade de forma bem-sucedida para melhorar o dia a dia de seus cidadãos”, comenta Ernestto Ottone R., diretor-geral Assistente de Cultura da Unesco.

Criatividade, Caminho para a Igualdade

O tema escolhido para o evento é ‘Criatividade, Caminho para a Igualdade’, que será usado como o fio condutor para a conferência. A partir deste tema, as cidades-membro refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da Unesco.

Cidade Criativa do Audiovisual

O município de Santos integra a Rede de Cidades Criativas da Unesco desde 2015, tornando-se a primeira cidade da América Latina – e a primeira entre as cidades-membro do segmento audiovisual – escolhida para sediar a Conferência Anual.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer resultados proporcionados pela economia criativa no Município do litoral paulista, cenário de inúmeras produções audiovisuais e um dos expoentes nacionais da indústria cinematográfica.

“A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma grande oportunidade de compartilhar experiências. Podemos mostrar ao mundo o que temos desenvolvido em Santos e aprender com as iniciativas criativas colocadas em prática em todo o planeta. Essa troca cultural é fundamental para conseguirmos a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano”, destaca o prefeito Rogério Santos.

Compartilhe  

últimas notícias