Empresa teve multa do Procon “quebrada” por ordem direta do prefeito, diz Tribunal Jair Viana O Tribunal de Justiça entendeu que o prefeito e Rio Preto,

Redação Publicado em 20/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h36
Jair Viana
O Tribunal de Justiça entendeu que o prefeito e Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), agiu em defesa de interesse privado em detrimento do interesse público no caso da multa da multa do Procon, aplicada ao Carrefour em 2010, por violação ao Código de Defesa do Consumidor. A multa foi suspensa por ordem direta do prefeito. No Acórdão (decisão do TJ), os desembargadores descrevem o caso, afirmando que “De fato há evidências sobre a configuração do delito,previsto no art. 321, parágrafo único, do Código Penal”
Valdomiro e seu homem forte, o ex-chefe de gabinete, Alex de Carvalho, pela decisão do Tribunal de Justiça, no último dia 17, agiram para evitar que a multa contra a empresa privada fosse elaborada. A justificativa foi o fato de o Carrefour ser doador ao Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e por isso não poderia ser multado.
No Acórdão, embora a Câmara do TJ-SP, que julgou o caso tenha extinguido a possibilidade de punir o prefeito, está descrito que Alex de carvalho, para garantir que a multa ao Carrefour não seria aplicada, esteve no Procon, acompanhado do gerente da empresa e da veterinária.
Alex, segundo o Tribunal, foi ao Diretor do Procon, á época, Sérgio Parada, exigindo dele as pastas com todos os procedimentos adotados nos quinze dias anteriores, que incluíam também, os documentos envolvendo o Carrefour. Até a veterinária do Carrefour entrou na história, segundo o que está relatado na decisão.Valdomiro só não será punido, segundo o que está no Acórdão, pelo fato de o crime de advocacia administrativa (Artigo 321 do Código Penal) estar prescrito.
Leia também

Receita Federal abre consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Renan Santos faz ataque a Nikolas Ferreira e chama deputado de "franga homofóbica"

Polícia investiga demora no socorro após bebê morrer em creche no Brás

Honor prepara celular com câmera robótica que segue pessoas e gira quase 360 graus

Idade biológica pode explicar por que câncer avança entre jovens, aponta estudo

Argentinos questionam arbitragem e petição para repetir final da Copa do Mundo supera 61 mil assinaturas

São Paulo registra quatro vezes mais roubos e furtos de celulares que a média nacional

Aquiles Priester: como ser um cristão no heavy metal?

Polícia investiga demora no socorro após bebê morrer em creche no Brás