Diário de São Paulo
Siga-nos

Policiais americanos executam homem negro desarmado; assista vídeo

Imagem Policiais americanos executam homem negro desarmado; assista vídeo

Redação Publicado em 04/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h05


Um vídeo divulgado neste último domingo (3) apontou que oito policiais em Akron, no estado de Ohio, Estados Unidos, estão envolvidos no assassinato a tiros de um homem negro que estava desarmado. O corpo foi encontrado com aproximadamente 60 ferimentos por tiro após o rapaz fugir de um controle de trânsito na semana que se passou.

A polícia americana mostrou diversos vídeos em uma coletiva de imprensa, em um deles, de acordo com os policiais, é possível ver um tiro sendo disparado de dentro do carro por Jayland Walker, de 25 anos, que dirigia o veículo e estava sendo perseguido pelos policiais.

As filmagens ainda mostram Walker saltando do carro e fugindo da polícia. De acordo com os oficiais, eles imaginaram que ele estaria armado. Após o incidente, descobriram uma arma dentro do carro.

O advogado que defende a família de Walker, Bobby DiCello, disse que a gravação era “brutal”, em publicação feita no último sábado pelo Akron Beacon Journal. E ele ainda completou que os parentes do rapaz estão preocupados com a proporção que os protestos relativos à morte de Walker podem tomar e se tornar violentos.

Os críticos alegam que o tiroteio foi racista e sem justificativa, esse episódio foi o mais recente de uma série de assassinatos de homens negros por policiais norte-americanos – incluindo a morte de George Floyd, em Minneapolis em 2020, que tomou proporções mundiais de protestos contra a violência policial e injustiça racial nos Estados Unidos.

O advogado da família de Walker diz que não há evidência no vídeo que prove que o rapaz disparou contra os policiais. Segundo ele, é possível ver que o rapaz corre de costas para os policiais quando eles o abateram.

Compartilhe  

últimas notícias